Descrição do Curso

O Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental: Doutorado, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande tem como meta a formação de docentes-pesquisadores capazes de contribuir para produção de conhecimentos e sua transformação no campo da Educação Ambiental, a partir de um enfoque científico, humanístico e interdisciplinar das questões educacionais, ecológicas e sócio-ambientais. Para a integralização do curso, o doutorando/a deverá totalizar um mínimo de 48 créditos, assim distribuidos: 15 créditos em disciplinas obrigatórias, 21 créditos com os demais componentes curriculares e 12 créditos em Seminários de Tese e Estudos Individuais, bem como obter aprovação no exame de proficiência em duas línguas estrangeiras.


Objetivo do Curso

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental: Doutorado da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, é a formação, nas mais diversas áreas do conhecimento, de EDUCADORES AMBIENTAIS, isto é, profissionais que tenham como preocupação:

Aprofundar a compreensão crítica da atual crise sócio-ecológica no Brasil e no mundo;

Fundamentar solidamente a elaboração de propostas pedagógicas capazes de contribuir para a formação de cidadãos crítico-transformadores da crise sócio-ecológica vigente;

Focalizar, a partir de todos os fundamentos anteriores, a situação sócio-ecológica regional e o papel que cabe à escola face a esta;

Pesquisar na área da EA, buscando identificar problemas e propor soluções, dentro de sua área de conhecimento e atuação.

O programa tem envolvido e pretende continuar envolvendo nos trabalhos de pesquisa as seguintes comunidades: Pesqueiras, Unidades de Conservação, Indústrias, Produtores primários, Escolas, Universidades, Hospitais, Professores, Alunos, Profissionais liberais, Minorias e Populações diversas.

Dentre os focos dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do programa podemos destacar: Manutenção dos recursos naturais, melhoria da qualidade ambiental, educação, planejamento, manejo ambiental, conscientização de comunidades, tomadas de decisão, gerenciamento, mudanças de atitudes e valores.

Dentre os problemas que tem sido tratados pelo programa destacamos: Disposição final do lixo, degradação ambiental, poluição, formação de professores, currículo, exclusão social.

CONCEITOS

A= Excelente – aprovado: 9,0 a 10,0
B= bom – aprovado: 7,4  a 8,9
C= Regular – Aprovado: 6,5 a 7,4
D= Insuficiente – reprovado: menos de 6,5
E= reprovado por infreqüência
I= incompleto (por não entregar trabalho)
NI= não informado pelo professor
TRJ= trancamento

Taxa- Processo Seletivo-Pós-graduação Educação Ambiental (GRU)

Código: 28832-2

Nº de referência: 017

Texto do Reconhecimento: Homologado pelo CNE (portaria MEC N. 679,16.3.2006-parecer 474/2005, 15.3.06)