O Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, da URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões promoverá de 28 a 30 de setembro de 2016 o IX Simpósio Nacional de Educação e o III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, com o tema Políticas e Processos de Formação docente no território Iberoamericano: construindo um futuro comum.
 
Visando o sucesso do evento realizado em 2014, convidamos os colegas de PPGs para inscreverem GTs.
 
CLIQUE AQUI para visualizar Convocatória 01.
 
Contato e informações através do e-mail sne@uri.edu.br.

Mestrado

Doutorado

V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial será sediado na Universidade Federal do Ceará, Departamento de Geografia, campus do Pici em Fortaleza. Objetiva promover debates e trocas de experiências acadêmicas a nível nacional, buscando contribuir com a difusão de ideias e trabalhos que buscam a construção de uma sociedade mais sustentável. Assim, trata-se de um momento singular no contexto nacional, com espaços destinados a discussão e intercâmbio de conhecimentos atrelados a temas relacionados com o evento que será constituído por um conjunto de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos por acadêmicos, técnicos o que propiciará uma troca maior de conhecimentos entre os participantes do congresso. Este evento envolve parcerias entre a Universidade Federal do Ceará - UFC (Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGe e Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA), 13 universidades públicas brasileiras e três estrangeira (Cuba, Cabo Verde e Portugal), incluindo seus respectivos programas de graduação e pós-graduação e grupos de pesquisa.

 

Eixos Temáticos

  • Área1 - Educação ambiental aplicada      

Eixo 1: Educação ambiental, sustentabilidade e gestão comunitária.

Eixo 2: Educação Patrimonial e cultura afrobrasileira e indígena.

Eixo 3: Ecopedagogia na educação formal e informal.

  • Área 2 – Gestão territorial em escala local e regional

Eixo 4: Sociobiodiversidade e biotecnologias alternativas.

Eixo 5: Bacias hidrográficas: planejamento e gestão ambiental.

Eixo 6: Planos diretores e políticas culturais e territoriais.

  • Área 3 – Cartografia social na representação de conflitos territoriais

Eixo 7: Territórios, populações tradicionais e conflitos sociais.

Eixo 8: Geotecnologias aplicadas à gestão ambiental participativa.

Eixo 9: Cartografia temática aplicada em áreas de risco.



Leia mais: http://www.vcbeaagt.com/

 

CLIQUE AQUI para informações.

 
 
 
CLIQUE AQUI para acessar

 

Solidariedade como fundamento ético para a formação do Educador Ambiental: estudo de caso no curso técnico em infraestrutura escolar do Programa de Educação a distância do Profuncionário - IFSul

 

             BANCA EXAMINADORA:

 

Prof. Dr. Humberto Calloni (Orientador PPGEA/FURG)

Prof. Dr. Alfredo Guillermo Martin Gentini (PPGEA/FURG)

Prof. Dr. Gomercindo Ghiggi (UFPel)

Prof. Dr. Paulo Henrique Asconavieta (IFSul)

Prof. Dr. João Antonio Cabral de Monlevade (UFMT)

Prof. Dr. Marcelo Vinicius de la Rocha Domingues (FURG)

 

DATA: 04 de Março de 2016, SALA 4110 às 9h00min - FURG.

Caros alunos,

 

As dissertações e teses a serem defendidas em março de 2016 devem estar ou orientar-se pelas normas da ABNT. Favor verificar na aba "Regulamento" da página do PPGEA para orientação.

 

Coordenação PPGEA

CLIQUE AQUI

Obs: A ficha para solicitação de disciplinas em outros programas encontra-se na própria página do PPGEA em "Formulários".

Como proceder:

SOLICITAÇÃO DA VAGA:

1) Imprima e preencha a ficha, de acordo com o quadro de horários que é disponibilizado diretamente pelo outro PPG.

2) Depois do preenchimento e das respectivas assinaturas a ficha deverá ser entregue na secretaria do outro PPG para liberação da vaga.

MATRÍCULA:

3) Liberada a vaga pelo outro PPG, trazer a ficha para o PPGEA para efetivação da sua matrícula - a entrega deverá estar DENTRO DO PERÍODO DE MATRíCULA DO RESPECTIVO PPG.

 

Prezado Aluno Egresso,

Como indicado aos alunos egressos, é fundamental o preenchimento attualizado de seu Currículo Lattes. 

Reiteramos notícia publicada solicitando que mantenha seu Lattes atualizado pelo período mínimo de três anos após a conclusão do curso.

Agradecemos sua contribuição!

Equipe do PPGEA

 

Para maiores informações exclusivamente no edital, INSCRIÇÃO apenas 25/02, online

. Adiantamos que:

 

24 de fevereiro - Publicação do Edital, contendo quais disciplinas e vagas estarão disponíveis (Dúvida frequente: Quais disciplinas serão oferecidas? Antes desta data não há previsão).

25 de fevereiro - Inscrição para seleção de aluno especial online no site www.siposg.furg.br (Dúvida frequente: Quais documentos serão necessários? Resposta: Não temos o edital pronto, porque será publicado apenas em 24 de fevereiro, mas possivelmente os mesmos das seleções anteriores, disponível na aba Seleção>> Aluno Especial ).

Resultado da Seleção de alunos especiais: será publicada em www.siposg.furg.br, no dia 01 de março. 

Os alunos que estiverem aprovados deverão se matricular presencialmente na Secretaria do PPGEA, no horário de atendimento externo, na data de 01 ou 02 de março, mediante entrega da FICHA INDIVIDUAL DE MATRÍCULA preenchida.

Obs.: O aluno não poderá cursar mais de oito créditos (equivalente a duas a três disciplinas) na condição de aluno especial, conforme Regimento do PPGEA.

Defesa de Dissertação Cristian Danilo Cerda Cerda

“La Mediación Pedagógica de la Educación Ambiental en el cotidiano escolar Experiencias vividas por asesores y coordinadores pedagógicos”

MESTRANDO:

Cristian Danilo Cerda Cerda

 

BANCA EXAMINADORA:

 

Profª. Drª. Claudia da Silva Cousin (Orientadora - PPGEA/FURG)

Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi (PPGEA/FURG)

 Profª. Drª. Vânia Alves Martins Chaigar (FURG)

 Profª. Drª. Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski (URI)

 

DATA: 15 de janeiro de 2016,

às 09h

Sala 4101 – Prédio 04

 

NOVA CONCEPÇÃO DE ECOLOGIA PARA OS FUNDAMENTOS DA EA
 

Professor Dr. Vilmar Alves Pereira do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da Furg desenvolve uma nova concepção para o Campo dos Fundamentos da Educação Ambiental. Trata se da Ecologia Cosmocena: a redefinição do espaço  humano no cosmos que se propõe a partir do horizonte hermenêutico apresentar uma alternativa viável para melhor relação entre os seres vivos e não vivos para a garantia da vida digna no cosmos. De certa forma se apresenta como crítica à proclamada era antropocena. 


Além de em breve estar sendo publicado em forma de livro compartilho com os colegas das múltiplas  redes o link do vídeo no YouTube: 

https://www.youtube.com/watch?v=fKKAwiIOQ3s

 

Desde já antecipo agradecimentos pelas críticas e sugestões. 
Um forte abraço  aqui do litoral Sul.

Vilmar Alves Pereira  - PPGEA -FURG.

 

 

Links para os vídeos da conferência David Harvey, subsídio para reflexão sobre o contexto atual da crise e nesta da Educação Ambiental.

David Harvey en Arquitectura / Udelar Montevideo
https://vimeo.com/146392973

Harvey en Cure / Rocha e Maldonado / Udelar
https://www.youtube.com/playlist?list=PLdL4sEy2I5x41vZVJZm1KjlOCt-ZQtIy-

 

Informamos que

o resultado final do Processo de Seleção do Mestrado 2016 está disponível CLIQUE AQUI

o resultado final do Processo de Seleção do Doutorado 2016 está disponível CLIQUE AQUI

 

 

Doutorado:

Data 18/11 (quarta-feira)

Sala 4105, pavilhão 4 da FURG

Horário: 9h30min às 10h30min.

Mestrado:

Data 18/11 (quarta-feira) 

Sala 4203, pavilhão 4 da FURG

Horário: 14h00min.



CLIQUE AQUI para acessar o documento que foi sistematizado pelo Instituto de Educação contra o pagamento na Pós-Graduação do Ensino Superior.

A Coordenação do PPGEA.

 

A Educação Ambiental como processo transformador do sistema de ensino e aprendizagem visando à promoção da sustentabilidade do desenvolvimento nas práxis da engenharia civil: um estudo de casos com estudantes da engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com emprego do pensamento sistêmico e da ferramenta de modelagem computacional Stella

 

                                                  BANCA EXAMINADORA:

 

 

Prof. Dr. Arion de Castro Kurtz dos Santos (Orientador PPGEA/FURG)

Prof. Dr. Alfredo Guilhermo Martin Gentini (PPGEA/FURG)

Prof. Dr. Rubens Müller Kautzmann (UNILASALLE)

Prof. Dr. Ronaldo Nunes Orsini (IFRS-Canoas)

Prof. Dr. Flavio Galdino Xavier (IFRS-Rio Grande)

 

DATA: 27 de novembro de 2015, às 14h

                          Sala 15 da SEAD - FURG.

A comissão organizadora divulga evento que será realizado pelo NECO (Núcleo de Estudos Sobre Populações Costeiras e Saberes Tradicionais),,com mesa redonda tendo por título: Imagens e Saberes Costeiros.
As inscrições devem ser feitas em http://sinsc.furg.br e as vagas são limitadas. 
O evento acontecerá no dia 06 de novembro das 14:30 às 18hrs, no auditório da SEAD, Campus Carreiros.
Maiores informações no blog do NECO: https://necofurg.wordpress.com/author/necofurg/

 

REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - REMEA AMPLIA QUALIS APÓS AVALIAÇÃO CAPES

 

 

A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA do Programa de pós-graduação em Educação Ambiental/PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande, após ser avaliada pela comissão de avaliação de periódicos científico/CAPES, ampliou sua classificação para Qualis B1. Criada para atender a demanda de publicação de informações oriundas da produção científica nacional no campo da educação ambiental, a REMEA possui circulação nacional e internacional, periodicidade semestral e abrangência internacional com publicação de países como o Brasil, Espanha e demais países da América Latina. A partir do ano de 2012 recebemos a avaliação B2 pela CAPES e fomos considerados pela Associação Nacional de Pós Graduação em Educação - ANPED como um periódico que atende as exigências de uma revista de alcance nacional e internacional pela qualificada produção na área.

 

Com a missão de contribuir para a veiculação de conhecimentos e sua transformação no campo da Educação Ambiental, a REMEA tem como um de seus objetivos aprofundar por meio da publicação de artigos a compreensão crítica da atual crise sócio-ecológica no Brasil e no mundo. Além disso, fundamentar as discussões sobre propostas pedagógicas e difundir pesquisas na área da Educação Ambiental, possibilitando o leitor identificar problemas e propor soluções dentro de sua área de conhecimento e atuação. A Revista envolve leitores e pesquisadores, oriundos das comunidades cientificas, da comunidade escolar, unidades de conservação, entre outros segmentos. O periódico tem buscado reunir abordagens que tratam principalmente das áreas da Educação Ambiental Formal, Não Formal, formação de professores e gestão ambiental, além de destacar os aspectos teóricos e práticos sobre os fundamentos da Educação Ambiental.

 

Durante os anos de 2013 e 2014 a REMEA recebeu duas premiações oriundas de Editais ANPED obtendo o segundo e o quarto lugar entre os dez selecionados, respectivamente, na área de periódicos B do Brasil na área de Educação. Diante de tais conquistas, salientamos a importância de compartilhá-la com todos os envolvidos. Agradecemos a todos os Editores que contribuíram anteriormente com o periódico desde a sua criação, a Equipe Técnica, ao Conselho Editorial, aos Avaliadores, aos Autores e também a comunidade leitora, pois esta conquista é coletiva. A REMEA mantém submissões on line por meio de editais disponibilizados duas vezes por ano durante os meses de abril e setembro. Convidamos a todos os interessados a acessar nosso número mais recente junto ao Portal de Periódicos Científicos da FURG por meio do link: http://www.seer.furg.br/remea

 

 

Equipe Editorial

Vilmar Alves Pereira – Editor Chefe.

Paula Henning – Editor Adjunto

Jacqueline Eichenberger – Assistente Editorial

Amanda de Souza – Assistente Editorial.