Teórico em linguística Noam Chomsky é tema de roda de conversa em 4 agosto

A partir de agosto o Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (Nelp) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) iniciará um Ciclo de Debates voltado para a língua portuguesa. A primeira atividade será uma roda de conversa sobre o teórico Noam Chomsky, no dia 4. A atividade ocorrerá em dois horários, às 14h e às 17h, no miniauditório do Instituto de Letras e Artes (ILA).

A atividade foi escolhida, pois, dentro da cadeira de Linguística II ofertada no 2º semestre, Chosmky é um dos teóricos abordados. Poderão participar graduandos dos cursos de Letras, acadêmicos com especialização em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa, assim como a comunidade universitária e o público em geral. 

A inscrição pode ser realizada através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os interessados devem enviar nome completo, CPF, horário pretendido para assistir. Os acadêmicos devem, ainda, enviar a faculdade que cursam; já a comunidade em geral deve encaminhar a profissão.

As datas podem ser visualizadas no Calendário Letivo, que está permanentemente disponível na página do PPGEA.

O edital será publicado de acordo com as datas do Calendário Letivo, diretamente no SIPOSG (mestrado / doutorado), que é a página oficial da FURG para seleções para pós graduação (ou seja, o edital não será publicado nesta página).  

 

INFORMAÇÕES EXCLUSIVAMENTE NO EDITAL (inclusive quais disciplinas e número de vagas oferecidas)

Se desejar, confira no SIPOSG os editais anteriores (01/2016).

Organização: Profa. Dra. Elenita Malta Pereira (UNICENTRO)

Nos anos 1960-70, com os debates sobre a crise ambiental em âmbito planetário, o meio ambiente tornou-se problemática de interesse da esfera pública. No Brasil, a atuação dos movimentos ambientalistas, em meio à ditadura militar, trouxe maior visibilidade ao tema. As discussões levaram também ao surgimento da história ambiental e da educação ambiental como campos de pesquisa que vem se destacando nas últimas décadas. Nas aulas de História, não é mais possível ignorar as interações humanos-natureza como um dos fatores a serem levados em conta na interpretação dos eventos do passado. 

Nesse sentido, a proposta do presente dossiê é tratar como o meio ambiente tem marcado presença no ensino de história (em seus diferentes níveis). São bem-vindos artigos que abordem como as interações entre seres humanos e natureza podem ser objeto do ensino de história, na forma de discussões teóricas e epistemológicas; proposições de conteúdos de ensino; relatos de experiências de ensino; problematizações a respeito de conceitos sobre o tema na esfera do ensino; estudos de práticas educativo-ambientais nas aulas de História; análise das interações possíveis entre ensino de História e história ambiental e/ou educação ambiental.

Os textos serão aceitos até o dia 09 de janeiro de 2017, pelo site da Revista do LHISTEhttp://seer.ufrgs.br/revistadolhiste.

Obs.: indicar DT Meio Ambiente na aula de História (MAH) na submissão.

La Red Nacional de Educación Ambiental para el Desarrollo Humano Sustentable (RENEA), el Área de Educación Ambiental de la Dirección de Educación del MEC y el  Gobierno de Canelones tienen el agrado de invitarlos al 6º Encuentro nacional Y 1º RONDA LATINOAMERICANA de educación ambiental PARA EL DESARROLLO HUMANO SUSTENTABLe  “RENEA +10: Educación ambiental desde la reflexión crítica a la co-gestión territorial ”, a realizarse del 22 al 24 de setiembre en el Parque Artigas de la ciudad de Las Piedras.

Se encuentran abiertas las inscripciones online al encuentro en la web de la Red www.reduambiental.edu.uy

Por consultas, dirigirse al mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o al tel 29150103/int 1603 en el horario de 10 a 18 h. Las mismas serán recepcionadas hasta el viernes 16 de setiembre a las 17h.

FECHAS IMPORTANTES

·      Fecha límite de inscripciones en calidad de expositor y postulación de trabajos (online): 24 de junio al 15 de agosto

·      Fecha límite de inscripciones en calidad de asistente (online): 11 de setiembre

·      Fallo de trabajos aprobados: 26 de agosto.

·      Fecha de realización del encuentro: 22 al 24 de setiembre de 2016. Las Piedras-Canelones

Agradecemos su difusión y convocatoria entre sus organizaciones y organismos.

Saludos cordiales,

ÁREA DE EDUCACIÓN AMBIENTAL Y

RED NACIONAL DE EDUCACIÓN AMBIENTAL

PARA EL DESARROLLO HUMANO SUSTENTABLE

Dirección de Educación

MINISTERIO DE EDUCACIÓN Y CULTURA

Reconquista 535, Montevideo

Tel: (00598 )2915 0103/ int 1603

www.reduambiental.edu.uy

 

http://www.universidad.edu.uy/prensa/renderItem/itemId/39104/refererPageId/12

 

Charla abierta sobre educación ambiental y presentación del curso de posgrado

El martes 28 a las 9 horas Carlos Machado, profesor de la Universidad Federal de Rio Grande (FURG), de Brasil, dará una charla abierta sobre educación ambiental en la Facultad de Veterinaria. A las 14 horas se presentará el curso de posgrado de Educación Ambiental en el Medio Rural, que contará con la presencia de Machado.

En la presentación del posgrado se presentarán los contenidos del curso: Ecología Política y Educación; Conflictos Ambientales en Brasil; Uruguay y América Latina; Justicia y Desigualdad Ambiental; Desarrollo Sustentable; Educación Ambiental en Brasil y Uruguay; Educación Ambiental para la Justicia Ambiental y Educación Rural; y Educación Ambiental en Uruguay y Brasil. 

El curso será dictado del 19 de agosto al 2 de setiembre en horario a confirmar. 

Organiza la Maestría en Educación y Extensión Rural del Departamento de Educación Veterinaria. 

Ambas charlas se realizarán en el salón de actos de la Facultad de Veterinaria (Alberto Lasplaces 1550 1620). 

Publicado el viernes 17 de junio de 2016

Comunicamos que estão publicados os Editais de Seleção Indígena 02/2016,

MESTRADO - CLIQUE AQUI e DOUTORADO - CLIQUE AQUI

 

Inscrições ONLINE no link acima, abertas no período de 27/06 a 13/07.

Informações sobre a seleção exclusivamente nos Editais e nas demais publicações no mesmo link.

 

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, diante da crise política, econômica e social por que passa a sociedade brasileira, torna pública sua mais profunda preocupação em relação ao futuro do País e da Educação. A Universidade, nos últimos 12 anos, sofreu um processo de transformação que teve como resultado uma melhora qualitativa em todos os aspectos, seja na dimensão acadêmica – com aumento substancial na oferta de cursos de Graduação e de Pós-Graduação-, seja na dimensão integradora com suas comunidades, através do ingresso de vários setores sociais antes excluídos do acesso à Universidade – negros, negras, quilombolas, indígenas; aumento do número de alunos assistidos com os programas institucionais, bem como o ingresso de centenas de novos servidores públicos – técnicos e docentes.

Inquestionável foi essa mudança qualitativa e quantitativa, resultante de um programa político e econômico que priorizou o desenvolvimento social do conjunto da sociedade brasileira e afirmou o republicanismo como eixo norteador e organizador do Estado Brasileiro, materializado e preconizado na Constituição Federal de 1988.

Diante dos acontecimentos nos últimos meses de ordem jurídica e de interesses político-partidários, que configuram desrespeito aos direitos individuais, políticos e sociais, colocando em questão o Estado Democrático de Direito, esta Universidade afirma: a laicidade do Estado; a liberdade da ciência; a autonomia universitária; o exercício do direito à livre expressão, independente de posição político-ideológica; a gratuidade do ensino público e a manutenção do desenvolvimento qualificado das Instituições Federais de Ensino Superior – Ifes.

O Conselho Universitário da FURG reafirma a necessidade de que toda e qualquer denúncia de corrupção deva ser apurada de forma rigorosa, buscando-se os responsáveis para imputar-lhes as penalidades previstas em lei. Entretanto, essa apuração deve ter por parâmetros e guias os marcos da Constituição da República Federativa do Brasil.

Finalmente, manifesta sua preocupação com a manutenção e desenvolvimento da jovem Democracia brasileira. Neste sentido, o Consun-FURG coloca-se em defesa da preservação do direito de debates e discussões políticas, da DEMOCRACIA E DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

(Nota aprovada pelo Conselho Universitário em reunião de 10/6/2016)

 

Conferência e Debate:

O Sistema Educativo Chileno: Complexidades e Desafios

Eduardo Antonio Quiñones Quiñones - Licenciado em educação e professor da educação básica; mestre em Política e Gestão Educativa; Coordenador de Planos de Melhoria Educativa (Cidade de Pencahue. Região do Maule/Chile) e -Professor Associado do Instituto Latinoamericano de Altos Estudios Sociales (ILAES, Santiago, Chile).

 

Data: 23 de junho de 2016

 Hora: 17 horas

Local: Auditório 4115 - Pav. 4 - Campus Carreiros/FURG

 

Organização: PPGEA/Comissão Organizadora EDEA

 

Apoio:

Instituto de Educação/FURG

Pós-Graduação em Educação

 Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde

Inscrições para o 8º Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental estão abertas

 

Iniciaram as inscrições para o 8º Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (Edea). O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG) e ocorrerá no período de 24 a 26 de outubro. As inscrições são realizadas pelo site http://www.sinsc.furg.br/. Para apresentação de trabalhos o prazo encerra em 1º de julho e para ouvintes em 1º de outubro. 

 

Com o tema “Em busca do lugar da Educação Ambiental: A teorização da prática e a praticabilidade da teoria”, o Edea tem como objetivo problematizar o lugar do educador ambiental na contemporaneidade. A dinâmica do evento está composta pelos seguintes espaços: três painéis de colaboração teórico/prática, que deverão contribuir para o amadurecimento das reflexões entorno da Educação Ambiental; eixos temáticos, nos quais os participantes poderão dialogar sobre as práticas e teorias que se constituem no cotidiano das questões ambientais e das práticas educativas; e uma mesa redonda com os movimentos sociais.

 

Mais informações estão disponíveis no site http://edeafurg2016.wix.com/2016. Dúvidas devem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

A transversalidade da Educação Ambiental no currículo da Geografia na Educação Básica: aprendizagens potencializadas a partir de uma pesquisa-formação

 

BANCA EXAMINADORA:

Profª. Drª. Claudia da Silva Cousin (Orientadora – PPGEA/FURG)

Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi (PPGEA/FURG)

Profª. Drª. Vânia Alves Martins Chaigar (FURG)

Profª. Drª. Patrícia Mendes Calixto (IFSUL)

 

    DATA: 04 de Julho de 2016, às 09hrs

SALA: 4115 – Prédio 4

 

- Victor Bacchetta, Uruguay, ecojornalista e autor  do livro: ARATIRI y otras aventuras;

- Adriana P. Paredes Peñafiel, professora da FURG/SLS e pesquisadora mineração no Peru (Cajamarca);

- Raizza Lopes, Discente PPGEA/FURG, pesquisa a Invisibilidade e resistência a mineração em SJN.

 

DATA: 15 DE JUNHO DE 2016

HORA: 14:30

LOCAL: Auditório 4115, Pav. 4

FURG/Campus Carreiros

 

 

 

 

Na atualidade, são mais de 200 conflitos mineiros que estão ocorrendo na América Latina resultado da exploração e saque de "bienes comunes" de la naturaleza e dos povos latino-americanos com vista as manutenção que um modelo de desenvolvimento in/sustentável. "El Mapa de Conflictos Mineros es un esfuerzo en conjunto de OCMAL y OLCA, y contiene mas de 200 conflictos y proyectos mineros georeferenciados, con documentos, artículos y vídeos relacionados", acesse, e leia pois amnhã poderá ser nós em São José do Norte e Rio Grande:

 

Acesso aos dados OCMAL/OLCA:http://www.conflictosmineros.net/

livro Clacso (org.) Héctor Alimonda: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20120319035504/natura.pdf

 

DEBATE: 15 JUNHO, AS 14:30m pav. 4, auditório 4115

 
Dia 15 junho, as 14:30 minutos, pav. 4, auditório 4115.
 

VICTORIA Y ALIVIO PARA EL PAÍS; CUESTIONES PENDIENTES

Con el término del plazo legal para la firma de un contrato de inversión entre Aratirí y el gobierno uruguayo, el proyecto de minería de gran porte para la extracción a cielo abierto del hierro de los yacimientos de Valentines ha sido cancelado. Sin embargo, esto no significa que las tierras afectadas por los títulos mineros de este proyecto se verán liberadas y que no puedan reaparecer en el futuro propuestas similares.

4ta. Marcha contra Aratirí.

Fragmento de la 4a. Marcha Nacional en Defensa de la Tierra y los Bienes Naturales, en Montevideo en 2013.

Saludamos este hecho como una victoria de todos los sectores sociales que lucharon contra el proyecto de Aratirí por considerarlo inapropiado para el Uruguay. Presentado como la mayor inversión en la historia del país y una panacea del futuro desarrollo nacional, el conocimiento de los graves impactos económicos, sociales y ambientales que traería su ejecución generó una resistencia social sin precedentes. continua...http://www.observatorio-minero-del-uruguay.com/2016/03/cancelado-proyecto-aratiri/

 

Carlos RS Machado, COORDENADOR do programa de pós-graduação em educação ambiental fala sobre POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO na ocupação das pró-reitorias, hoje, das 18 as 20 horas.

 

 

 

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Temática: Educação Ambiental Não Formal (EANF)


Coordenadores: Profa. Dra Vanessa H. Caporlingua (PPGEA/FURG); Profa. Dra Dione Kitzmann (PPGEA/FURG) e Profa. Dra. Lucia Anello (PPGEA/FURG)


Descrição: O objetivo desse dossiê é debater sobre as questões sócio-ecológico-ambientais nos campos não formais e informais de Educação Ambiental. Enfatiza a dimensão ético-estética, a diversidade e alteridade dos grupos sociais, as relações entre a Educação Ambiental, os gêneros, as gerações humanas em todas as suas idades, o desenvolvimento humano e sistêmico, a compreensão da interligação dos espaços ambientais, da saúde coletiva e da qualidade de vida dos sujeitos e das instituições e organizações sociais. Visa o comprometimento dos pesquisadores envolvidos na restituição dos resultados dos trabalhos às comunidades investigadas (princípio e fim das pesquisas), assim como a participação de comunidades integradas nos processos decisórios do manejo de ecossistemas, preferentemente costeiros, em busca da construção coletiva de sociedades sustentáveis e utopias concretizáveis.
Esse dossiê foi pensado em consonância com a linha de pesquisa do Programa de Pó-Graduação em Educação Ambiental, aceitando artigos teóricos e empíricos visando ampliar as reflexões decorrentes de pesquisas, reflexões teóricas, relatos reflexivos de experiências educativas no campo do ensino e da formação para espaços educativos não formais e informais no sentido de potencializar nosso Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e sua inserção no debate do campo de forma mais qualificada.
Os artigos devem seguir as normas da revista disponível no link: https://www.seer.furg.br/ambeduc/about/submissions#authorGuidelines . E devem ser submetidos na seção com nome do dossiê.


Informamos, ainda, que a revista continua a receber artigos em fluxo contínuo. 


Data Limite Submissão: 20/10/2016
Publicação: 2016 (2)

Por Pedro Henrique Oliveira Gomes - CLIQUE AQUI

O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional do IFRS convida a comunidade PPGEA para participar da apresentação sobre a  "Ecologia Cosmocena" a ser realizada pelo prof. Dr. Vilmar Alves Pereira no próximo dia 03/06/16 às 19h e 15min no Espaço Extensão do IFRS, Campus Rio Grande. Nesta ocasião, será lançado em Rio Grande o Livro "Ecologia Cosmocena: a redefinição do espaço humano no Cosmos". 
A atividade é promovida pelo curso como parte da programação da semana acadêmica do Campus.
Contamos com a presença do PPGEA!