É com grande prazer que o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental torna pública a importante notícia de que foi outorgado o Prêmio Nacional de Pedagogia ao Prof. Dr. Pablo René Estévez e, o relato de sinceros agradecimentos de sua filha Lurima Estévez à toda a Comunidade Acadêmica por contribuir em sua imensurável conquista.

Veja o relato:

Queridos amigos, professores e colegas do mundo, especialmente do Brasil, quero compartilhar com vocês uma linda notícia que recebi faz dois dias... Ao meu pai, o Prof. Dr. Pablo René Estévez, lhe foi outorgado o Prêmio Nacional de Pedagogia. A cerimônia de premiação será realizada no próximo 14 de janeiro na Universidade da Havana. Este prêmio é o resultado de uma vida de esforço constante, empenho, dedicação, noites sem dormir ou dormindo pouco, trás pensar no desenvolvimento da pedagogia em Cuba e no mundo, com o intuito de formar melhores cidadãos, comprometidos, sensíveis e com consciência ambiental. Criou uma pedagogia do homem e para o homem; uma pedagogia para desenvolver uma convivência harmoniosa. Agradeço por isto a todos os que, de uma ou outra forma, tem sido uma parte essencial neste processo de desenvolvimento profissional e pessoal, e com certeza minha mãe, a Drª. María Luz Álvarez Mollinea tem sido o motor impulsor e o ombro que tem propiciado o seu crescimento. Também agradeço aos professores do Brasil, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Rio Grande, aos seus alunos, aos meus companheiros, aos colegas professores, à própria instituição universitária, que permitiu-lhe refinar as suas contribuições, publicar textos valiosos no âmbito da pedagogia, particularmente a artística; além disto, permitiu-lhe se inserir no campo da Educação Ambiental e, desde ali, se posicionar e criar uma pedagogia de/para o sensível, nomeada Educação Estético-Ambiental, da qual é o pai. Assim, estejam orgulhosos, amigos, de ter o apoio inestimável do meu pai, uma verdadeira luz e um evangelho vivo como disse José de la Luz y Caballero, um dos pais da pedagogia cubana. Graças sinceramente pelo apoio e afetividade. Feliz ano novo, bendições e sucessos para todos...

Lurima Estevez Alvarez