Ontem (14), de maio foi realizado no pavilhão 3 o primeiro dia de formação proporcionado pelo Programa de Auxílio aos Ingressos Ao Ensino Técnico e Superior – PAIETS e o Nós do Sul – Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre identidades, currículos e culturas ambos do Instituto de Educação, onde todos os acadêmicos puderam relatar ao grupo parte de suas trajetórias e possíveis projetos de pesquisa com a temática da “Identidade Popular e o acesso à pós-graduação: Pertencimento e Reconhecimento” mediado pelo Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira e Prof. Dr. Márcio Rodrigo Vale Caetano.

A intenção é preparar a camada popular para as etapas do processo seletivo de mestrado e doutorado na área de ciências humanas. O curso tem duração de uma semana, os encontros são presenciais e noturnos. Dentre as diversas atividades são pautas do curso para os próximos dias: “A vida na pós-graduação: Desafios Permanentes de uma Ontologia Popular” mediado pelas doutorandas Alana Pedruzzi (PPGEA) e Tamires Podewils (PPGEA).

Na quarta-feira a temática “Ser cotista na pós-graduação: a luta por reconhecimento” será mediada pela pós-doutoranda Eliane Souza (PPGEA) e o mestrando Marcel Jardim Amaral (PPGEDU). Na quinta-feira, o Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira e o Prof. Dr. Márcio Rodrigo Caetano vão dialogar com o grupo sobre “O Projeto de Pesquisa: Significados no contexto das epistemologias populares” e o término da formação na sexta-feira traz como temática “ Documento de identidade na pós-graduação: O currículo Lattes”, mediado pela mestranda Roberta Ávila (PPGEA).