Durante o período dos dias 3 e 6 de junho de 2018, o estudante Samuel Lopes Pinheiro, sob orientação do Professor Humberto Calloni, esteve na cidade de Cluj-Napoca na Romênia na universidade de Babes-Bolyai para participação em Conferência Internacional de Transdisciplinaridade intitulado ATLAS  (maiores informações em http://www.atlas-conference.org/) sob a organização de um dos principais nomes da Transdisciplinaridade no mundo, o professor Basarab Nicolescu, presidente do CIRET (The International Center for Transdisciplinary Research)  amigo e parceiro de pesquisa de Edgar Morin .

           Na conferência de Transdisciplinaridade eram cerca de 70 participantes, oriundos de 19 países. Na sua maioria professores renomados da Transdisciplinaridade como Drº Paul Gibbs da Inglaterra, Drº Sacha Kagan da Alemanha, Drº Domingo Adame do México e muito outros.  Samuel apresentou um breve resumo de sua dissertação de mestrado no PPGEA e este trabalho teve o seguinte título “Transdisciplinarity and Environmental Education: a dialogue between Eastern and Western philosophies to think about the relation of human being and nature”.    

           Além do contato durante a Conferência de Transdisciplinaridade com inúmeras personalidades e representantes e diferentes universidades, esteve pessoalmente com o professor Drº Florent Pasquier (vice-presidente do CIRET) da Sorbonne em Paris. Foi feita uma primeira aproximação com este professor para futuras parcerias no âmbito do doutoramento, com a promessa de uma possível vinda sua à FURG em finais de novembro de 2018.

O programa ressalta a importância de participações de como essa que potencializam a Educação Ambiental em diferentes contextos e criam possibilidades de novos intercâmbios internacionais.