Dissertação - Joice Araujo Esperanca

Na interação com as produções televisivas, as crianças aprendem sobre gênero, violência e consumo.

Autor: Joice Araujo Esperanca (Currículo Lattes)

Resumo

A presente investigação, integrada à linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores/as, buscou investigar as interações que as crianças estabelecem com as produções televisivas, identificando ensinamentos presentes nesses espaços educativos, segundo o ponto de vista infantil. Fundamenta-se nas idéias de autores que estudam as temáticas TV-criança e TV-escola, dentre os quais destacam-se Giroux (2001), Merlo-Flores (2003), Porto (2001), Penteado (1999) e Moran (2003), para defender o argumento de que a mídia televisiva educa, ainda que tenha como objetivos informar, entreter e divertir. Participaram do estudo vinte e quatro estudantes de uma classe de alfabetização, de uma escola da rede pública de ensino do município do Rio Grande. Seguindo a abordagem qualitativa de pesquisa e as orientações de Sarmento e Pinto (1997), Dermatini (2002) e Gobbi (2002) sobre a condução da investigação com crianças, foram combinadas três técnicas de coleta de dados: Observação Participante, Entrevista Coletiva e Oficinas. Os principais achados da pesquisa indicam que as crianças constroem concepções de natureza, gênero, violência e consumo sob influência dos desenhos animados e seriados, aos quais elas têm acesso em seus cotidianos. Entretanto, foi possível inferir que as relações estabelecidas entre os sujeitos e as produções da mídia televisiva não se constituem como um processo homogêneo de assimilação passiva; ao contrário, as análises apontam para a existência de uma ação/influência mútua ou recíproca entre mídia e público infantil. Diante destas constatações, afirma-se a necessidade de que as propostas pedagógicas no contexto escolar considerem a diversidade de práticas e espaços de aprendizagem, como as mídias, pelos quais as crianças têm acesso a informações e constroem, de modo interativo, conceitos e valores na contemporaneidade.


Palavras-chave: InfânciaMídia televisivaEscolasEducação ambiental