Tese - Ronaldo Nunes Orsini

Educação ambiental com o uso da modelagem computacional (VISQ-JAVA) para a abordagem sistêmica do Modelo de Desenvolvimento Econômico (MDE) e suas consequências ambientais : estudo de casos de ensino e aprendizagem com alunos do IFRS.

Autor: Ronaldo Nunes Orsini (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa-ação foi realizada com alunos do atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), onde o pesquisador ministra a disciplina Gestão da Qualidade Total (GQT), cujo currículo contém temas como o da relação de produção e consumo no Modelo de Desenvolvimento Econômico (MDE) e de interesse da Educação Ambiental (EA). O projeto se originou por inquietações do autor visando debater com os alunos os efeitos socioambientais do MDE, utilizando nesta ação de ensino e aprendizagem a modelagem computacional. Para tanto, foram idealizados os seguintes objetivo: Desenvolver Material Instrucional contendo atividades exploratórias e expressivas sobre o MDE e seus efeitos socioambientais, permitindo ao aluno trabalhar individualmente com auxilio de uma ferramenta de modelagem computacional como o VISQ-JAVA. Promover ensino e aprendizagem com abordagem sistêmica e ótica problematizadora sobre os fenômenos do MDE, gerando conhecimentos socioambientais capazes de apontar indícios individuais de aprendizagem significativa. Coletar dados e analisá-los visando apurar habilidades e dificuldades dos estudantes na construção de conhecimentos. Avaliar o desempenho técnico e prático do software VISQ-JAVA, e as interações entre o pesquisador e estudantes. Quanto ao método foi estabelecido o seguinte: Definição do público alvo e da amostra mediante inscrições e seleção de alunos. Idealização do cronograma de atividades individuais em quatro encontros de quatro horas/aula. Utilização do Material Instrucional no 1º Encontro aplicando o 1º Questionário do tipo Likert com 25 afirmações sobre o MDE, Efeito Estufa, Predador/Presa e Dinâmica das Drogas, e atividades expressivas sobre noções e exercícios a lápis com pares de causa e efeito, diagramas causais, elos de retroalimentação, noções e exercícios sobre o software VISQ-JAVA. No 2º Encontro atividades exploratórias e expressivas sobre o modelo MDE. No 3º Encontro atividades exploratórias e expressivas com modelos Efeito Estufa, Predador/Presa. No 4º Encontro atividades exploratórias e expressivas com o modelo Dinâmica das Drogas e aplicação do 2º Questionário do tipo Likert com as mesmas 25 afirmações. O método foi testado em estudo Piloto e aplicado num estudo Final. Para efeito de estruturação das categorias emergentes dos aspectos observados nas atividades exploratórias e expressivas foi usado o método de Redes Sistêmicas e a estrutura geral do projeto se baseou no "V de Gowin". Os resultados foram compilados em Quadros Resumos que apontaram ter sido possível verificar o seguinte: indícios individuais de conhecimentos adquiridos e armazenados na estrutura cognitiva do estudante sobre os fenômenos discutidos nas atividades do Material Instrucional; que os estudantes nas atividades que desenvolveram foram auxiliados a argumentar e problematizar sobre fenômenos expressos nos modelosem VISQ-JAVA, exteriorizando suas estruturas cognitivas; que os alunos evoluíram de modelos simples para outros complexos, aprimorando-os através das atividades que realizaram com auxílio do VISQ-JAVA, por isso, a ferramenta foi indicada como meio auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de GQT sob a ótica da EA junto a estudantes do IFRS. Por fim, evidências indicaram que os estudantes evoluíram de suas óticas iniciais para visões sistêmicas sobre os fenômenos discutidos, sugerindo ter havido indícios de aprendizagem significativa e aprimoramento de conhecimentos e da exteriorização dos mesmos, sendo que, as atividades ocorreram através de consenso entre os estudantes e o pesquisador.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalGeometria e modelagem computacionalModelo de desenvolvimento econômicoDinâmica de sistemasPrincípios da dinâmica de sistemasAprendizagem significativaVISQ-JAVA