Dissertação - Ionara Cristina Albani

A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra

Autor: Ionara Cristina Albani (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG que buscou compreender quais princípios da Educação Ambiental emergiram no processo de formação de educadores do Projeto Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra - CSJR, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul - FETRAF-SUL/CUT. Teve como objetivo geral analisar e compreender como a inserção da Educação Ambiental permeou o processo de formação dos educadores do projeto Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra e a contribuição da mesma para tal processo, tendo como objetivos específicos: a) analisar como aconteceu a inserção da Educação Ambiental no processo de formação dos educadores do projeto; b) compreender qual a concepção da FETRAF-SUL/CUT sobre Formação de Educadores e suas contradições; c) analisar quais princípios da Educação Ambiental emergiram e de que forma perpassaram o processo de formação dos educadores do CSJR; e d) compreender qual a concepção da FETRAF-SUL/CUT sobre Educação Ambiental e como permeou o processo de formação de educadores. A pesquisa foi de cunho qualitativo e constituiu-se num Estudo de Caso. As ferramentas utilizadas para a coleta de dados foram pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os dados produzidos forma analisados, usando como ferramenta a Análise Textual Discursiva - ATD, que tem, como pretensão, aprofundar a compreensão acerca dos fenômenos investigados. As categorias emergentes deram origem a quatro metatextos intitulados: "Da Educação a Educação Ambiental"; "A Educação Ambiental como Prática de Liberdade"; "A Participação no Movimento Social como forma de Pertencimento" e; "Dialogando com da Princípios da Educação Ambiental". A pesquisa permitiu concluir que a Formação de Educadores do CSJR foi alicerçada nos princípios da Educação Popular e a formação dos educadores deste projeto estava permeada pela Educação Ambiental, dialogando com vários princípios da mesma, porém os educadores, dirigentes e o coordenador envolvido no processo não tinham esse entendimento.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Agricultura familiarEducação ambientalEducação popularFormação de professoresProjeto Consórcio Social da Juventude Rural