Tese - Tamires Lopes Podewils

Educação ambiental como complexo orientador da práxis humana: uma análise a partir de György Lukács

Autor: Tamires Lopes Podewils (Currículo Lattes)

Resumo

A presente tese de doutoramento defende que a Educação Ambiental produz conhecimentos necessários à orientação de alternativas nos processos de pores socioteleológicos. Embasa-se, para tal, em conceitos lukacsianos de que os conhecimentos são produzidos pela humanidade a partir de processos que ele nomeia como espelhamentos da realidade. Como questão orientadora da pesquisa, desenvolveu-se a seguinte pergunta: Que tipo de produção de conhecimento é necessária à Educação Ambiental para que se desenvolva na direção de orientar alternativas nos processos de pores socioteleológicos? O caminho percorrido para sustentação da tese deu-se por meio de quatro objetivos: i- Conhecer os tipos de espelhamento a partir do seu viés ontológico; ii- Acessar os conhecimentos desenvolvidos no âmbito da Educação Ambiental; iii- Identificar, na reprodução social, como os conhecimentos produzidos pela Educação Ambiental apresentam potencialidade para orientar alternativas; iv- Partindo da compreensão da atuação da Educação Ambiental no processo de reprodução da sociedade, identificar os tipos e as características de uma produção de conhecimento que oriente, da melhor forma possível, as alternativas na práxis humana. No desenvolvimento da pesquisa, tomou-se, como postura metodológica, a ontologia materialista, desenvolvendo-se uma análise de cunho bibliográfico. Como resultado, foi possível destacar que a Educação Ambiental desenvolve-se pelo tripé Reprodução Social - Educação Ambiental - Vida cotidiana; o que equivale afirmar que a Educação Ambiental, pela sua própria ontologia, exige uma produção de conhecimento entremeada por todos os tipos de espelhamentos, como forma de reconectar-se à vida cotidiana e, como consequência, melhor orientar alternativas nos pores socioteleológicos. Foi possível identificar ainda que a Educação Ambiental, como um complexo da reprodução social, produz conhecimentos que orientam o agir humano e está determinada a desenvolver-se em paralaxe, ou seja, para que a Educação Ambiental desenvolva conhecimentos que orientem a práxis humana de forma fecunda, é necessário que se realize a partir do lugar socio-histórico dos indivíduos e retorne a eles, com conteúdo e forma para colaborar na resolução/superação dos problemas que atravessam a vida cotidiana de qualquer coletividade.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalOntologiaProdução do conhecimento