Tese - Danielle Monteiro Behrend

AMBIENTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE NOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS: COMPREENSÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autor: Danielle Monteiro Behrend (Currículo Lattes)

Resumo

A compreensão da Educação enquanto possibilidade de transformação social requer aprofundar estudos e pesquisas acerca da formação de professores, a qual tem sido objeto de reflexão no meio acadêmico. Nesta perspectiva, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) vem sendo tema de estudos, mostrando-se como lugar de ensino, de aprendizagem, de pesquisa e de reflexão da profissão docente, além de um importante processo de educação continuada. É neste sentido que esta pesquisa se insere no campo da Educação Ambiental (EA) e da formação de professores; por entender que o ECS é indispensável à formação docente, ele potencializa a fusão de horizontes entre as vivências e os saberes construídos no contexto das escolas de Educação Básica com os conhecimentos adquiridos nas Instituições de Ensino Superior (IES). Diante disso, a interrogação fenomenológica que emerge para esta investigação é a seguinte: O que se mostra de Ambientalização das relações sociais nos Estágios Curriculares Supervisionados da FURG nas escolas de Educação Básica? Este estudo está embasado pela pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica- hermenêutica, tendo como objetivo compreender os processos de Ambientalização das relações sociais nos ECS, no contexto das escolas de Educação Básica. O presente estudo justifica-se pela sua relevância social no meio acadêmico ao problematizar os ECS no campo da formação de professores e pelas minhas experiências profissionais em EA, nas escolas de Educação Básica e especificamente na orientação dos ECS nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A análise documental dos Planos de Ensino das disciplinas de ECS dos cursos de licenciatura da FURG foi uma estratégia metodológica para identificar o que se mostra sobre as escolas de Educação Básica. Foi realizada a proposta de Pesquisa-formação pelo seu potencial pedagógico, com Entrevista Narrativa com professores regentes e coordenadores pedagógicos das escolas de Educação Básica, parceiras dos ECS da FURG. A metodologia de análise das informações foi a Análise Textual Discursiva (ATD), a qual busca a compreensão do fenômeno investigado. Foi realizado o Estado da Questão (EQ) com o propósito de compreender como o termo "Ambientalização" vem sendo abordado e fundamentado nas pesquisas científicas da atualidade. Também apresento o EQ, para compreender a relação interinstitucional entre as escolas de Educação Básica e a universidade. Neste estudo, a EA está alicerçada na perspectiva crítica e transformadora, o que potencializa a compreensão da Ambientalização a partir dos princípios e objetivos da EA presentes nas Políticas Públicas de EA, sendo considerada como proposição potente para investigação dos ECS. A análise das narrativas possibilitou a construção da seguinte Tese: Para que ocorram processos de Ambientalização dos ECS, é indispensável o reconhecimento das escolas de Educação Básica enquanto lugar de produção do conhecimento da profissão docente, compreensão que requer fortalecer as relações dialógicas e coletivas entre a escola e a universidade, considerando suas especificidades enquanto instituições formadoras de professores.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: AmbientalizaçãoEducação ambientalEscolasEstágiosFormação de professores