Tese - Darci Emiliano

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO IFRS: ESTRATÉGIAS ECOSÓFICAS PARA CONSTRUIR OS DISPOSITIVOS DE INGRESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES INDÍGENAS

Autor: Darci Emiliano (Currículo Lattes)

Resumo

Ao considerar que a ação afirmativa pode ser um meio de incentivo às interações culturais, visando à qualidade socioeducativa, o propósito dessa pesquisa consiste em investigar o ingresso, a permanência e o êxito de estudantes indígenas em uma Instituição de Ensino Médio da rede federal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão. Diante desse contexto, emergiram algumas questões que orientaram a investigação: Por que os indígenas que efetivamente integraram essa pesquisa desistiram de investir em seus estudos em cursos de nível médio de formação profissional? Quais foram efetivamente os motivos que os levaram à evasão escolar? Seria possível a implementação de uma pedagogia indígena no processo formativo do IFRS? Quais as possibilidades da ecosofia como alternativa no processo de formação de estudantes indígenas no IFRS? A fim de percorrer os eixos dessa pesquisa, buscou-se entrevista em profundidade realizada junto aos estudantes e ex-estudantes indígenas, responsáveis, professores, caciques e servidores técnicos administrativos do Campus. A análise dos dados contemplou a análise de conteúdo proposta por Bardin (2009), a qual possui três fases, sendo elas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Dentre os resultados alcançados considera-se o reconhecimento sobre os conhecimentos tradicionais dentro dos programas e cursos de formação no Ensino Médio e Superior do IFRS respeitando-se as regras de circulação e de idades desses conhecimentos, como elemento fundamental, além de propostas pedagógicas de modalidades diversas de cursos e acompanhamento mais intenso aos estudantes indígenas como contribuições importantes para o êxito na formação de estudantes indígenas no Campus Sertão.

TESE DARCI EMILIANO

Palavras-chave: Educação ambientalEcosofiaEstudantes indígenasEstratégias