Tese - Junior Cesar Mota

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR - PMAC: Integrando a Educação Ambiental nos currículos da Educação Superior

Autor: Junior Cesar Mota (Currículo Lattes)

Resumo

As pesquisas acerca da Ambientalização Curricular vêm se potencializando nas últimas décadas, tanto em território nacional quanto internacional. Compreendida como um processo complexo que envolve a integração da Educação Ambiental nos currículos na intenção de (re)significar pensamentos e ações, ainda carece de estudos aprofundados que possibilitem sua efetivação na práxis educacional dos sujeitos aprendentes. Desse modo, emerge o seguinte questionamento: Como ambientalizar os currículos da Educação Superior a partir da integração colaborativa, sistêmica, transversal e interdisciplinar da Educação Ambiental? Guiada e influenciada por esta questão, esta pesquisa, de abordagem qualitativa e com base em pressupostos da fenomenologia-hermenêutica, objetivou construir uma Proposta Metodológica para a Ambientalização Curricular - PMAC que permita ambientalizar os currículos da Educação Superior a partir da integração da Educação Ambiental. Para o alcance do objetivo, elaborou-se uma Proposta Metodológica para a Ambientalização Curricular, constituída por oito Princípios e 32 Fundamentos oriundos das macropolíticas de Educação Ambiental do Brasil, organizada em três Movimentos: Movimento de construção da Proposta; Movimento colaborativo junto aos docentes e Movimento institucional. Estes Princípios e Fundamentos dão corporeidade a uma Matriz Metodológica, construída como forma de transversalizar a Educação Ambiental no currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, servindo de base para os demais Cursos de graduação desta e de outras Instituições de Educação Superior. Para sua aplicação, foi proposto um trabalho colaborativo com os docentes a partir de encontros individuais, no intuito de realizar um processo formativo e um (re)pensar da prática pedagógica desses professores e validar a Proposta Metodológica. Para o processo de elaboração e aplicação da Proposta Metodológica para a Ambientalização Curricular, utilizou-se a Pesquisa Documental, a Pesquisa Colaborativa e a Análise de Conteúdo de Bardin, que serviu tanto como metodologia para produção quanto para análise dos dados produzidos. A partir deste trabalho, constatou-se que é possível ambientalizar os currículos da Educação Superior, integrando de forma colaborativa, sistêmica, transversal e interdisciplinar a Educação Ambiental, desde que haja a efetivação de parcerias institucionais que proporcionem momentos de reflexão sobre a prática pedagógica e o redesenho dos currículos. Para isto, são propostas formações continuadas a serem elaboradas a partir dos Princípios e Fundamentos da Ambientalização Curricular, articuladas às etapas do Percurso Formativo em Educação Ambiental. As proposições para os desdobramentos deste trabalho voltam-se à operacionalização dos percursos do terceiro Movimento da Proposta Metodológica, de responsabilidade institucional, haja vista que os dois primeiros Movimentos foram aplicados com sucesso no decorrer deste caminhar. Pelo êxito desses percursos trilhados, confirma-se a tese de que a aplicação da Proposta Metodológica para a Ambientalização Curricular - PMAC potencializa o processo de integração da Educação Ambiental nos currículos da Educação Superior de modo colaborativo, transversal, interdisciplinar e sistêmico.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Ambientalização CurricularCurrículoEducação ambientalEnsino superiorProposta Metodológica