Tese - Ionara Cristina Albani

Educação Ambiental Crítica e Transformadora na formação de educadores dos Movimentos Sociais: contribuições da turma de Pedagogia do convênio UERGS - FETRAF-SUL/CUT, numa perspectiva freireana

Autor: Ionara Cristina Albani (Currículo Lattes)

Resumo

Esta tese apresenta uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, compreendendo nove meses de estágio de doutoramento realizado na Universidade Pablo de Olavide - UPO, na cidade de Sevilha, Espanha, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior, concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. A pesquisa busca compreender a importância da participação dos Movimentos Sociais na formação de educadores das Instituições de Ensino Superior, tendo como fenômeno estudado o convênio da turma de Pedagogia, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar - FETRAF- SUL/CUT. Buscou responder à seguinte pergunta investigativa: como a participação e o diálogo da FETRAF-SUL/CUT na/com a UERGS, que se materializou no convênio da turma de Pedagogia (2003-2007), potencializaram a formação de educadores na perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Transformadora? Para responder ao referido problema, apresenta, como objetivo geral, compreender como a participação e o diálogo dos Movimentos Sociais nas/com as Instituições de Ensino Superior podem potencializar a formação de educadores na perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Transformadora. A pesquisa é de cunho qualitativo e o método está embasado na Perspectiva Crítica. As ferramentas utilizadas para a produção das informações foram pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. As informações produzidas foram analisadas, a partir da Análise Textual Discursiva - ATD, que tem como pretensão aprofundar a compreensão acerca dos fenômenos investigados. Os resultados, discutidos por meio de quatro metatextos, permitiram concluir que, apesar das limitações e dos desafios apresentados, muitas são as potencialidades e possibilidades que evidenciam a presença da Educação Ambiental Crítica e Transformadora no processo formativo da turma de Pedagogia conveniada, que vão desde a referência a um processo de formação permeado pela práxis e constituído pela construção de conhecimentos, até a alusão de um processo de formação para a vida, alicerçado na transformação social. E, pela importância de estabelecer relação entre Movimentos Sociais e Instituições de Ensino Superior, compreende-se que, especialmente no cenário político atual, se faz necessário o fortalecimento, a luta e a priorização da educação como pauta dos Movimentos Sociais, pois se avalia que as possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental juntamente com o Estado estão sendo extintas. Além disso, constatou-se que a participação e o diálogo dos Movimentos Sociais nas/com as Instituições de Ensino Superior é um desafio tanto no Brasil quanto na Espanha e que, apesar dos avanços no decorrer dos anos, nos dois países, a perspectiva ideológica de governo interfere no debate e nas ações sobre o tema. Ademais, os resultados anunciam a tese de que: a participação e o diálogo dos Movimentos Sociais nas/com as Instituições de Ensino Superior potencializam a formação de educadores na perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Transformadora.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalFormação de educadoresMovimentos sociaisParticipação