Tese - Clara da Rosa Pereira

Mulheres com voz e vez: a educação ambiental crítica e transformadora no projeto de educação ambiental PEA FOCO

Autor: Clara da Rosa Pereira (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise da metodologia de desenvolvimento do Projeto de Educação Ambiental de Fortalecimento da Organização Comunitária - PEA FOCO, advindo do processo de licenciamento ambiental federal de petróleo e gás, na Bacia de Campos, conduzido pelo IBAMA, com mulheres da cadeia produtiva da pesca artesanal como sujeitas da ação educativa. Nessa perspectiva, procurou-se responder a questões, tais como: há possibilidade de realizar uma Educação Ambiental Crítica e Transformadora em Projetos de Educação Ambiental (PEAs) exigidos para o licenciamento de empresas de petróleo e gás? Esses projetos contribuem para o aumento da participação e da cidadania, bem como para a diminuição da vulnerabilidade socioambiental das comunidades impactadas pelos empreendimentos, como uma mitigação de impactos? Portanto, a tese foi a de que a execução dos PEAs é um caminho viável para a transformação social, compreendendo o entendimento sobre as definições, as diretrizes, a elaboração e a execução do mesmo, sendo possível desenvolver um processo de Educação Ambiental Crítica e Transformadora, fortalecendo e construindo a participação e a cidadania dos sujeitos em vulnerabilidade socioambiental. A partir de uma pesquisa-ação e da observação participante, conclui-se que a visão de mundo e o direcionamento pedagógico, pautado na teoria crítica da educação ambiental e no materialismo histórico-dialético, incorporando a subcategoria gênero, classe, vulnerabilidade social, econômica e ambiental, construiu assim um processo educativo com as sujeitas que se torna um caminho viável para a transformação social.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: EducaçãoEducação ambiental críticaMulheres na pescaLicenciamento ambientalProjeto de educação ambiental