Tese - Rodrigo Eder Zambam

Hermenêutica filosófica: a concepção de linguagem como contribuição aos fundamentos da educação ambiental

Autor: Rodrigo Eder Zambam (Currículo Lattes)

Resumo

A tese: "Hermenêutica Filosófica: a concepção de linguagem como contribuição aos fundamentos da Educação Ambiental" parte da necessidade de aprofundarmos e ampliarmos o papel da Educação Ambiental no debate e nos questionamentos de sua razão de ser, bem como, de sua importância na problematização do papel do ser humano como parte que constitui, pertence e degrada o planeta Terra. A partir disto, o problema de pesquisa é delimitado com a seguinte interrogação: como fundamentar a Educação Ambiental a partir do conceito de linguagem presente na hermenêutica filosófica de Gadamer? Na busca de respostas a esta interrogação, adotamos a metodologia hermenêutica através da revisão bibliográfica e trilhamos nosso "caminho" de pesquisa a partir da pergunta e do diálogo hermenêutico como meio significativo para a compreensão dos problemas socioambientais. Para alcançarmos tal objetivo, analisamos os principais conceitos presentes na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e as críticas que este autor faz à filosofia moderna e à metodologia científica como caminho na busca pela verdade. O estudo sinaliza que, a postura antropocêntrica adotada pela metafísica clássica e a concepção moderna de ciência, concederam ao ser humano o estatuto de senhor da Razão e Sujeito da Natureza vendo-a como potencial de exploração e de evolução econômica. A experiência compreendida pela Ciência moderna radicaliza a necessidade do conhecimento objetivo como base para a verdade levando ao extremo o que é denominado como a "tirania do olhar". Contrapondo esta postura, apresentamos e justificamos a necessidade de debatermos o ser humano a partir do horizonte ontológico do sujeito hermenêutico que compreende e interpreta a partir de sua condição de ser-e-estar-no-mundo. A nossa tese se debruça sobre a hipótese de que é possível fundamentar a Educação Ambiental, a partir da compreensão do conceito de linguagem (logos) como manifestação do mundo de sentido, como modo de ser da humanidade, compreendendo-a como síntese dos horizontes de sentido e dando-nos a possibilidade de pensar na complexa existência humana e sua relação com os problemas socioambientais proporcionando a reflexão e a proposição de uma ética do cuidado como condição indispensável para a preservação das diversas formas de vida em nosso planeta. Assim, propusemos que o diálogo hermenêutico é necessário para que a verdadeira experiência universal do ser humano como ser vivo dotado de linguagem tenha a capacidade de julgar o que é justo e injusto, útil e prejudicial, valorizando e respeitando os saberes e restaurando a condição existencial do sujeito hermenêutico.

TEXTO TOTAL

Palavras-chave: Educação ambientalHermenêuticaLinguagemOntologia ambiental