Dissertação - Yeissy Graciela Sarmiento Guevara

El hilo de Ariadna: Por una Educación Ambiental con perspectiva de Género que visibilice a la juventud de las comunidades rurales, La Primavera y El Líbano en el noreste de Perú

Autor: Yeissy Graciela Sarmiento Guevara (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação intitulada "O fio de Ariadna: Por uma educação ambiental com uma perspectiva de gênero que torne visíveis os jovens das comunidades rurais La Primavera e El Líbano no nordeste do Peru". Esta pesquisa foi desenvolvida a partir dos preceitos da Educação Ambiental Crítica como vertente promotora do combate às desigualdades sociais, por isso buscou investigar como, a partir das percepções que os jovens têm sobre as relações de gênero de ambos. comunidades, o caminho para uma Educação Ambiental com perspectiva de gênero pode ser traçado. Saber que no mundo rural as desigualdades de gênero prevalecem nos diferentes cenários do desenvolvimento humano e onde a juventude é vista como um palco de dificuldades, aprendizagem e construção identitária na transição para a vida adulta, mas diferenciando o feminino e o masculino na relação estabelecida com o meio ambiente e no acesso aos benefícios que ele proporciona, aspecto ignorado por organizações e instituições que realizam projetos de desenvolvimento rural e educação ambiental. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se a abordagem qualitativa, metodologia de pesquisa teórica e empírica, com a técnica de entrevistas semiestruturadas realizadas com 16 jovens de ambos os sexos entre 15 e 29 anos e outras 9 com professores e adultos das duas comunidades, este Foi complementado com a técnica de observação participante e diário de campo. Para analisar os dados obtidos, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que são as jovens que mais percebem as desigualdades e estão mais dispostas a falar sobre elas e buscar capacitação para combatê-las. Também mostram que o acesso a determinados recursos é mais restrito para as jovens mães solteiras, excluídas da família e da comunidade. Da mesma forma, destaca-se a ausência de espaços que promovam e demonstrem mulheres com vocação para a liderança em suas comunidades. Concluindo, a perspectiva de gênero na Educação Ambiental possibilitaria aumentar a consciência sobre as desigualdades entre os jovens dentro e fora das comunidades rurais.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambiental não formalPerspectiva de géneroJuventude rural