Dissertação - Juliana Duarte Simões

Leitura de mundo dramatizada por meio da Educação Estético-Ambiental

Autor: Juliana Duarte Simões (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação está dentro da linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação De Educadores (As) - EAEFE, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da FURG e tem como objetivo geral compreender a Leitura de Mundo Dramatizada por meio da Educação Estético-Ambiental. Nesse sentido, compreendo que a Leitura Dramatizada é uma prática pedagógica que, ao ser realizada na perspectiva da Educação Estético-Ambiental, pode transformar a leitura de mundo dos sujeitos por meio das relações de interações com as histórias. Os sujeitos que compõem esta pesquisa são seis acadêmicos em formação inicial no curso de Pedagogia da FURG. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, com procedimentos de intervenção pedagógica. A coleta dos dados possui três etapas: um questionário, uma reflexão teórico-prática sobre dramatizações de histórias e literatura infantil e uma entrevista semiestruturada e gravada com o consentimento dos participantes. A metodologia de análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, que após trilhar todas as fases, resultou em duas categorias, a saber: "A constituição da dimensão Estético-Ambiental dos sujeitos em formação inicial do curso de Pedagogia" e "A leitura de mundo dramatizada por meio de experiências Estético-Ambientais". Os resultados evidenciaram a importância atribuída pelos sujeitos à relação ativa entre teoria e prática em sua formação docente, demonstrando que a experiência significada pelos sujeitos é um elemento fundamental para a educação e formação de educadores estético-ambientais. Além disso, foi possível compreender o processo em que ocorre a leitura de mundo dramatizada, em que os sujeitos conhecem, reconhecem e transformam as suas realidades e os contextos em que vivem, transcendendo as suas barreiras em busca da emancipação, por meio de práticas de dramatização de histórias de literatura infantil em suas práticas docentes. Compreendo que este trabalho mostrou-se importante para o campo de formação de educadores ambientais por contribuir com o desenvolvimento e emancipação humana por meio de atividades que exploram o ambiente e as suas relações com atividades estéticas possibilitando a compreensão crítica da realidade e a busca por transformações societárias em ações coletivas de ensino.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Leitura de mundoDramatizações de históriasEducação ambientalEducação estético-ambiental