Dissertação - Rossandra Rodrigues Votto Feijó

Mídias cinemáticas e educação ambiental : possibilidades na formação de professores

Autor: Rossandra Rodrigues Votto Feijó (Currículo Lattes)

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em nível de mestrado, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores. Teve-se como questão de pesquisa: como transversalizar a Educação Ambiental no currículo da área do conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio (EM), da Educação Básica, a partir do uso das mídias cinemáticas? O estudo se constituiu numa pesquisa-formação realizada durante a execução de um Projeto de Extensão intitulado "Mídias Cinemáticas e Educação Ambiental: possibilidades na formação de professores". Esse foi elaborado com o objetivo de promover a formação continuada de professores, no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEG/FURG). O referido Projeto de Extensão foi ofertado para professores da Educação Básica, que atuam nas áreas do conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), Ciências Humanas do Ensino Fundamental (EF) e Linguagens e suas Tecnologias (EF e EM). Apresenta-se os aportes teóricos sobre Educação Ambiental, Mídias Cinemáticas e Formação de Professores. É uma pesquisa de cunho qualitativo e tem como objetivos: perceber como os professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), da Educação Básica, trabalham com a Educação Ambiental no currículo; compreender como a Educação Ambiental pode transversalizar o currículo da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), da Educação Básica; entender como o uso das mídias cinemáticas, em sala de aula, pode contribuir para transversalizar a Educação Ambiental no currículo. A pesquisa se fundamentou na Educação Ambiental, no uso das mídias cinemáticas e na formação de professores. As informações da pesquisa foram produzidas a partir do Projeto de Extensão e de entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 2013). Utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016) para a interpretação dos dados produzidos, a partir das entrevistas semiestruturadas. Dessas compreensões, emergiram as seguintes categorias finais: "As mídias cinemáticas e a práxis do professor na Educação Básica" e "As mídias cinemáticas como possibilidade para transversalizar a Educação Ambiental na Educação Básica". A partir da ATD, evidenciaram-se elementos a serem considerados para transversalizar a Educação Ambiental, através do uso das mídias cinemáticas, problematizando a importância da formação continuada na práxis do professor, ou seja, na ação-reflexão. A formação continuada proporcionou uma ação transformadora ao fazer docente, a partir da utilização das mídias cinemáticas, pois essas contribuem para a reflexão sobre os temas abordados em sala de aula e os temas atuais que permeiam a Educação Ambiental. Dessa forma, consideramos a formação continuada como um elemento basilar para significar as possibilidades de como transversalizar a Educação Ambiental no currículo da área do conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), Ciências Humanas (EF) e Linguagens e suas Tecnologias (EF e EM), da Educação Básica, a partir do uso das mídias cinemáticas.

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Palavras-chave: Educação básicaEducação ambientalFormação de educadoresMídias cinemáticasTransversalidade