Dissertação - Roberta Avila Pereira

Educação ambiental popular e o PAIETS: compreensões sobre o horizonte formativo de um programa de extensão

Autor: Roberta Avila Pereira (Currículo Lattes)

Resumo

A dissertação intitulada "Educação Ambiental Popular e o PAIETS: compreensões sobre o horizonte formativo de um programa de extensão" aborda a temática da Educação Ambiental Popular como contribuição no campo educativo ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A questão que impulsionou a pesquisa foi: Quais horizontes compreensivos da Educação Ambiental Popular revelam-se no PAIETS? Desta forma, como contexto de abertura frente a temática destacada, foram evidenciados os contextos de atuação e leituras de mundo que o Programa abarca. Ainda, a partir de uma abordagem filosófica da hermenêutica gadameriana, enquanto um percurso teórico-metodológico, objetivou-se compreender os aspectos inerentes à Educação Ambiental Popular constituída no espaço do Programa de Extensão PAIETS. Acredita-se que a Educação Ambiental Popular e os saberes emergentes dessa proposta instigam a redefinição das bases formativas num horizonte mais humano, crítico e integral do PAIETS.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambiental não formalEducação popularEducação ambientalPAIETSHermenêutica filosófica