Tese - Virginia Tavares Vieira

Naturalismo poético-pampeano: uma potência musical do pensar

Autor: Virginia Tavares Vieira (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma Tese de doutorado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.O problema de pesquisa buscou investigar que relações gaúcho/natureza se produzemna música pampeana do Rio Grande Sul, da década de 1970 do século passado até acontemporaneidade. Para responder a esta investigação, analisamos músicas dediferentes compositores que vêm, ao longo desses anos, constituindo um modo de olhare se relacionar com a paisagem natural e cultural pampeana. Como caminhometodológico, utilizamos de algumas ferramentas da Análise do Discurso, a partir deMichel Foucault. Assim, defendemos a Tese da fabricação discursiva de um tipoparticular de naturalismo - O Naturalismo poético-pampeano na música pampeana. Talformação discursiva está sustentada por dois enunciados, são eles: Beleza Natural eCultura Gaúcha e O Frio do Pampa. O primeiro foi constituído ante uma recorrência deenunciações que enaltecem os elementos naturais de forma bela e romântica (tal qual acorrente naturalista no campo da EA), sublimando o sujeito gaúcho como um elementoque se imiscui na composição da paisagem sulina. Aqui, é possível perceber por que setrata de um tipo particular de naturalismo. Se tal corrente separa o homem da paisagemnatural e, ainda, faz-se toda uma problematização da necessidade de articulação entrehomem e natureza, no Naturalismo poético-pampeano do final do século XX e início doséculo XXI, gaúcho e elementos naturais vão constituindo a própria natureza. Osegundo enunciado vemos constituir-se uma paisagem fria e invernal nos campos dosul. Em uma música intimista carregada de lirismo, fomos provocadas a pensar e sentiruma poetização do frio por excelência na fabricação do cenário sulino. O materialanalisado nesse enunciado nos expõe uma recorrência de enunciações que anunciam ofrio do pampa e os invernos gelados como uma das formas de ler essa paisagem natural.Ao fabricar esse cenário invernal, vimos expressar-se um tipo particular de gaúcho nacomposição dessa paisagem fria. O frio (nas músicas pampeanas) irrompe como umelemento natural e cultural, dando rosto a esse sujeito que estabelece uma relaçãopeculiar com o frio. Compreendemos que o frio do pampa aparece em um emaranhadode elementos naturais e culturais na constituição de um sujeito específico dos pampas, oque nos dá subsídios para apreendermos que se trata de um tipo particular denaturalismo. Há uma articulação e pertencimento entre os elementos naturais e a culturanos modos de desenhar e cantar a paisagem natural do sul do Brasil, a natureza! Aintenção da pesquisa é de provocar o pensamento em relação à potência do presenteestudo na produção de sentidos e significados no tempo em que vivemos, além deproblematizarmos a relevância da articulação da filosofia como um modo de vida numarelação intrínseca com a música e na produção de experiências do pensamento. Ditoisso, compreendemos que a música pode ser capaz, em alguma medida, de produziresses espaços e tempos de experiências do pensamento e potencializar a vida.

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Palavras-chave: Educação ambientalFilosofiaMúsica tradicionalistaPaisagem naturalCultura gaúchaAnálise musical