Dissertação - Fernanda Seidel Vorpagel

Educação ambiental com professores: diálogos emergentes acerca da práxis pedagógica na educação básica do Brasil e da Colômbia

Autor: Fernanda Seidel Vorpagel (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores. Este estudo está embasado pela pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica e hermenêutica, tendo como questão de pesquisa: o que é isso que se mostra de Educação Ambiental Crítica e Transformadora nas narrativas acerca do contexto escolar brasileiro e colombiano? Os objetivos tratam de compreender como a Educação Ambiental Crítica e Transformadora se mostra nas escolas da Educação Básica, em diferentes lugares socioespaciais no Brasil e na Colômbia; entender como os professores trabalham a Educação Ambiental no cotidiano escolar; investigar qual a base teórica que fundamenta a ação do professor em sua práxis; e, compreender quais são os desafios da Educação Ambiental na escola. Desse modo, o corpus da pesquisa consiste em entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2008) com nove professores, que atuam em escolas localizadas em diferentes lugares socioespaciais, a saber: três professores de São Paulo das Missões - RS (Brasil), três professores do Rio Grande - RS (Brasil) e três professores de Bogotá (Colômbia). O diário de registros da pesquisadora também consiste em uma ferramenta de análise. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2016), para a interpretação dos dados produzidos, a partir das entrevistas narrativas. Dessas compreensões, emergiram as seguintes categorias finais: "Entre quereres e fazeres da Educação Ambiental: diálogos emergentes acerca da práxis pedagógica na Educação Básica" e "A formação inicial e continuada de professores: os projetos escolares como possibilidade de transversalizar a Educação Ambiental". A pesquisa, a partir da ATD, elucidou questões da práxis de Educação Ambiental no cotidiano escolar, a exemplo: a discrepância entre os quereres e fazeres da Educação Ambiental Crítica na escola; a incongruência epistêmica na práxis; a Educação Ambiental Crítica e Transformadora é aquela que tem a realidade do contexto ambiental como mediadora do processo dialógico educativo, sendo os problemas socioambientais temas emergentes na relação dialógica com o cotidiano dos alunos. Para que se potencialize a práxis de Educação Ambiental, na perspectiva crítica e transformadora, é indispensável: ambientalizar os currículos da Educação Superior; institucionalizar a práxis de Educação Ambiental a partir do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola; potencializar a formação inicial e continuada de professores; investir em projetos escolares articulados com a sociedade em geral; viabilizar a práxis na perspectiva da interdisciplinaridade e/ou transversalidade e primar por políticas públicas que, de fato, visem uma sociedade mais justa e sustentável. Desse modo, a relevância social desta pesquisa consiste em potencializar e instrumentalizar a práxis de Educação Ambiental Crítica e Transformadora no cotidiano escolar, por meio da formação de professores, tanto no Brasil como na Colômbia.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação básicaEducação ambientalPráxis pedagógicaTransversalidade