Dissertação - Luiza Corrêa Eloi

Por uma educação transformadora, criativa e ecológica: diálogos transdisciplinares entre educação ambiental, arte e agroecologia

Autor: Luiza Corrêa Eloi (Currículo Lattes)

Resumo

A dissertação intitulada "Por uma educação transformadora, criativa e ecológica: diálogos transdisciplinares entre Educação Ambiental, Arte e Agroecologia", emerge de pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa "Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores", do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tecendo diálogos transdisciplinares entre Educação Ambiental, Arte e Agroecologia, objetivamos, com este estudo, compreender como a experiência sensível, em conjunto ao manejo agroecológico da terra, pode se inter-relacionar e contribuir para a fundamentação de uma práxis pedagógica transformadora, criativa e ecológica no contexto do ensino formal. Como pressupostos conceituais, orientamo-nos por uma Educação Ambiental Crítica e Transformadora, entrelaçando a Arte e a Educação Estético-Ambiental ao ensino da Agroecologia nas escolas. A pesquisa de caráter exploratório investigou as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto "Agroecologia nas escolas públicas: Educação Ambiental e resgate dos saberes populares" (UFPR-Litoral), com foco nas experiências do grupo em duas instituições da rede pública de Paranaguá (PR), entre os anos de 2018 a 2019, as quais foram acompanhadas durante o período de mobilidade acadêmica da pesquisadora, em agosto de 2019. A partir da análise dos dados documentais, registros de observação e entrevistas, compreendemos que a abordagem agroecológica, ao ser permeada pela educação sensível, possibilitou aos participantes reconhecerem de modo empírico e simbólico as dinâmicas ambientais, políticas e sociais envolvidas na produção de alimentos, impulsionando os escolares ao pensar-agir crítico sobre condutas sustentáveis, padrões de consumo e hábitos alimentares. Constatamos, por fim, que a práxis transdisciplinar envolvendo Educação Ambiental, Arte e Agroecologia, ao provocar o encontro de sujeitos com sua natureza pessoal, social e ambiental, carrega consigo o potencial de proporcionar a transformação de seu olhar para o mundo, possibilitando assim construírem uma relação mais harmoniosa consigo, com o ambiente e com o outro.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambiental transformadoraAgroecologiaArteTransdisciplinaridade