Dissertação - Paola Silveira de Oliveira

Educação ambiental e filosofia: infâncias como experiências de invenção de problemas

Autor: Paola Silveira de Oliveira (Currículo Lattes)

Resumo

Nosso trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, elaborada no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e tem como objetivo problematizar como o exercício do pensamento pode ser provocado no encontro com crianças da Educação Infantil, acerca do mundo em que vivemos e das nossas relações com o planeta. Trilhamos os caminhos teóricos metodológicos a partir da leitura de autores como Michel Foucault e Félix Guattari e autores que tramam a filosofia à infância, como Walter Kohan, Haroldo de Resende, Alexandre Filordi de Carvalho, Silvio Gallo, Maria Isabel Bujes. Ao longo da pesquisa trazemos as aproximações entre Educação Ambiental e Michel Foucault, que vimos realizando junto ao Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF). Analisamos a potência de suas teorizações e o conceito de problematização (FOUCAULT, 2004) atrelado à hipercrítica (VEIGA-NETO, 2020). Nessa caminhada, lançamos três questões de pesquisa, a saber: Como a filosofia com crianças pode contribuir para expandir pensamentos infantis a respeito da nossa relação com o planeta? Como podemos tecer um encontro entre Educação Ambiental, infâncias e filosofia? Que efeitos de sentido são criados por crianças da Educação Infantil quando colocamos em movimento outros modos de pensar a nossa relação com o planeta? Assim, fugimos do instituído, na busca por "educações menores" (GALLO, 2002). Nesta pesquisa realizamos experiências filosóficas com crianças da Educação Infantil na busca por outras formas de pensar as nossas relações e o nosso modo de viver e habitar o mundo a partir da junção da ecologia com a filosofia: a ecosofia (GUATTARI, 2001). Nossa pesquisa almejou o imprevisto; apostamos no encontro com as crianças e no que pode a escola quando estamos abertas e abertos à escuta das crianças. Ao final da pesquisa percebemos o quanto as crianças se sentiam integrantes do mundo. Elas vivenciavam a escola de formas inusitadas e estabeleciam relações singulares com os espaços nos quais transitavam, com os animais que conheciam e com o meio ambiente em que viviam. Assim, foram sendo tramadas formas inusitadas de ser e viver no mundo, além das relações que as crianças delinearam com o campo da Educação Ambiental no espaço escolar.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalInfânciaFilosofiaEscolas