Tese - Sabrina Meirelles Macedo

As dimensões formativas de educadores/as ambientais a partir de uma perspectiva sistêmica do desenvolvimento humano

Autor: Sabrina Meirelles Macedo (Currículo Lattes)

Resumo

A presente tese construída junto à linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) - EAEFE do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande - FURG tem como temática o processo de constituição das identidades de educadores/as ambientais. O objetivo principal foi compreender as dimensões formativas que constituem esse processo, a partir do entrelaçamento das perspectivas dos sujeitos da pesquisa e da pesquisadora. A fim de alcançar o objetivo proposto buscamos: mapear a atuação de educadores/as ambientais; conhecer as trajetórias de vida desses educadores/as ambientais e as relações que estabelecem com os ambientes nos quais estão inseridos; perceber as convergências, os pontos em comum, que unem estes diferentes sujeitos a um campo e a uma identidade partilhada - a de educador/a ambiental. Por dimensões formativas entendemos o conjunto de experiências, perspectivas, visões de mundo, práticas e relações que formam o viver, as interações entre as pessoas e seus contextos de vida, e que atravessam mutuamente sujeitos e ambientes, e os constituem reciprocamente. A investigação de viés fenomenológico e qualitativo teve como referenciais teóricos bases as perspectivas da Educação Ambiental Sistêmica e da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, ambas de cunho ecológico e interacionista. O recorte geográfico escolhido para realizar a investigação foi a região sul do Brasil (PR; SC e RS) e o país vizinho, Uruguai. A pesquisa consistiu em três etapas e para a construção dos dados foram usadas diferentes metodologias: mapeamento bibliográfico em quatro bancos de dados; utilização de um questionário online; a realização de um grupo focal virtual e por fim, entrevistas presenciais e online. Ao todo trinta e três pessoas participaram como interlocutores da pesquisa, entre elas professores/as da rede básica e do ensino superior; coordenadores de centro de educação não-formal; agricultores; servidores públicos; estudantes; artistas. Pessoas que atuam em variados espaços educativos: organizações não governamentais, associações, escolas, secretarias de educação, universidades. A fim de realizar a análise e a compreensão dos dados construídos foram empregados os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Deste movimento emergiram quatro dimensões formativas que constituem as identidades dos/as educadores/as ambientais: Identidades; Experiências; Miradas e Fazeres. Identificamos como alguns pontos de convergência: a compreensão de que a formação de educadores/as ambientais e a constituição de suas identidades ocorrem em processos educativos coletivos, de interação permanente e afetiva com os demais seres - humanos e não humanos - e com os ambientes ou contextos nos quais se desenvolvem tais relações; que o sentimento de pertencimento aos lugares, as comunidades e ao todo da vida é um elemento marcante desta identidade e de que mesmo entre as diferenças que marcam o campo da Educação Ambiental e a diversidade das perspectivas teórica e metodológicas as quais suleam estes diferentes sujeitos, todos eles tem como horizonte comum a manutenção e a promoção da vida.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalAbordagem sistêmicaEducadoresConstrução das identidadesAnálise bioecológica