Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Tese - Danielle Monteiro Behrend

AMBIENTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE NOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS: COMPREENSÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autor: Danielle Monteiro Behrend (Currículo Lattes)

Resumo

A compreensão da Educação enquanto possibilidade de transformação social requer aprofundar estudos e pesquisas acerca da formação de professores, a qual tem sido objeto de reflexão no meio acadêmico. Nesta perspectiva, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) vem sendo tema de estudos, mostrando-se como lugar de ensino, de aprendizagem, de pesquisa e de reflexão da profissão docente, além de um importante processo de educação continuada. É neste sentido que esta pesquisa se insere no campo da Educação Ambiental (EA) e da formação de professores; por entender que o ECS é indispensável à formação docente, ele potencializa a fusão de horizontes entre as vivências e os saberes construídos no contexto das escolas de Educação Básica com os conhecimentos adquiridos nas Instituições de Ensino Superior (IES). Diante disso, a interrogação fenomenológica que emerge para esta investigação é a seguinte: O que se mostra de Ambientalização das relações sociais nos Estágios Curriculares Supervisionados da FURG nas escolas de Educação Básica? Este estudo está embasado pela pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica- hermenêutica, tendo como objetivo compreender os processos de Ambientalização das relações sociais nos ECS, no contexto das escolas de Educação Básica. O presente estudo justifica-se pela sua relevância social no meio acadêmico ao problematizar os ECS no campo da formação de professores e pelas minhas experiências profissionais em EA, nas escolas de Educação Básica e especificamente na orientação dos ECS nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A análise documental dos Planos de Ensino das disciplinas de ECS dos cursos de licenciatura da FURG foi uma estratégia metodológica para identificar o que se mostra sobre as escolas de Educação Básica. Foi realizada a proposta de Pesquisa-formação pelo seu potencial pedagógico, com Entrevista Narrativa com professores regentes e coordenadores pedagógicos das escolas de Educação Básica, parceiras dos ECS da FURG. A metodologia de análise das informações foi a Análise Textual Discursiva (ATD), a qual busca a compreensão do fenômeno investigado. Foi realizado o Estado da Questão (EQ) com o propósito de compreender como o termo "Ambientalização" vem sendo abordado e fundamentado nas pesquisas científicas da atualidade. Também apresento o EQ, para compreender a relação interinstitucional entre as escolas de Educação Básica e a universidade. Neste estudo, a EA está alicerçada na perspectiva crítica e transformadora, o que potencializa a compreensão da Ambientalização a partir dos princípios e objetivos da EA presentes nas Políticas Públicas de EA, sendo considerada como proposição potente para investigação dos ECS. A análise das narrativas possibilitou a construção da seguinte Tese: Para que ocorram processos de Ambientalização dos ECS, é indispensável o reconhecimento das escolas de Educação Básica enquanto lugar de produção do conhecimento da profissão docente, compreensão que requer fortalecer as relações dialógicas e coletivas entre a escola e a universidade, considerando suas especificidades enquanto instituições formadoras de professores.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: AmbientalizaçãoEducação ambientalEscolasEstágiosFormação de professores