Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Tese - Darci Emiliano

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO IFRS: ESTRATÉGIAS ECOSÓFICAS PARA CONSTRUIR OS DISPOSITIVOS DE INGRESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES INDÍGENAS

Autor: Darci Emiliano (Currículo Lattes)

Resumo

Ao considerar que a ação afirmativa pode ser um meio de incentivo às interações culturais, visando à qualidade socioeducativa, o propósito dessa pesquisa consiste em investigar o ingresso, a permanência e o êxito de estudantes indígenas em uma Instituição de Ensino Médio da rede federal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão. Diante desse contexto, emergiram algumas questões que orientaram a investigação: Por que os indígenas que efetivamente integraram essa pesquisa desistiram de investir em seus estudos em cursos de nível médio de formação profissional? Quais foram efetivamente os motivos que os levaram à evasão escolar? Seria possível a implementação de uma pedagogia indígena no processo formativo do IFRS? Quais as possibilidades da ecosofia como alternativa no processo de formação de estudantes indígenas no IFRS? A fim de percorrer os eixos dessa pesquisa, buscou-se entrevista em profundidade realizada junto aos estudantes e ex-estudantes indígenas, responsáveis, professores, caciques e servidores técnicos administrativos do Campus. A análise dos dados contemplou a análise de conteúdo proposta por Bardin (2009), a qual possui três fases, sendo elas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Dentre os resultados alcançados considera-se o reconhecimento sobre os conhecimentos tradicionais dentro dos programas e cursos de formação no Ensino Médio e Superior do IFRS respeitando-se as regras de circulação e de idades desses conhecimentos, como elemento fundamental, além de propostas pedagógicas de modalidades diversas de cursos e acompanhamento mais intenso aos estudantes indígenas como contribuições importantes para o êxito na formação de estudantes indígenas no Campus Sertão.

TESE DARCI EMILIANO

Palavras-chave: Educação ambientalEcosofiaEstudantes indígenasEstratégias