Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Dissertação - Lenin Alfonso Morales Lopez

Objetivos de Belgrado na legislação de educação ambiental na República do Panamá: conflito ambiental na recorrência do crescimento populacional na comunidade de Gardi Sugdub Comarca de Gunayala, Panamá

Autor: Lenin Alfonso Morales Lopez (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação de mestrado tem por título "Os objetivos de Belgrado na legislação deEducação Ambiental (EA) na República do Panamá: conflito ambiental em decorrência docrescimento populacional da comunidade de Gardi Sugdub, Comarca de Gunayala, Panamá".O conflito ambiental existente na comunidade indígena de Gardi Sugdub é causado emconsequência do crescimento populacional e das mudanças ambientais, justificativas queforneceram a base para a realocação da comunidade para o continente e a preparação de umEstudo de Impacto Ambiental (EIA), pelo governo do Panamá nesse sentido. Assim, o objetivogeral da pesquisa é analisar, a partir da Educação Ambiental Crítica, a presença dos objetivosde Belgrado na legislação panamenha e no EIA da comunidade de Gardi Sugdub, como umapossibilidade de minimizar o conflito em decorrência do crescimento populacional nacomunidade de Gardi Sugdub, Gunayala. Os objetivos específicos são: compreender asperspectivas da EA e os objetivos de Belgrado; investigar os principais documentosinternacionais da EA e as leis panamenhas sobre EA; descrever os aspectos histórico-culturaisda República do Panamá, da região de Gunayala e da comunidade Gardi Sugdub; investigar osprincipais conflitos ambientais em decorrência do crescimento da população no Panamá a partirdo EIA. A metodologia utilizada foi qualitativa, com a abordagem de estudo de caso e a técnicade análise de conteúdo. As categorias estabelecidas para a pesquisa são os objetivos da EA(Belgrado): conscientização, conhecimento, comportamento, competência, capacidade deavaliação e participação. A partir da análise realizada, os principais resultados mostram que alegislação do Panamá possui uma perspectiva conservadora e pragmática da EA e a categoriaque mais se destaca é a conscientização, relacionada a cuidar, proteger e conservar os recursosnaturais e hídricos do país. Em relação ao EIA realizado na comunidade Gardi Sugdub, aperspectiva de EA presente é conservacionista. Quanto à presença dos objetivos de Belgradono EIA, resultam que os objetivos de maior presença são conscientização e participação noprojeto de transferência da comunidade.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Conflitos ambientaisEducação ambientalObjetivos de BelgradoEducação não formalPanamá