Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Tese - Samuel Autran Dourado E Souza

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIA SOCIAL EM SANEAMENTO SUSTENTÁVEL

Autor: Samuel Autran Dourado E Souza (Currículo Lattes)

Resumo

Com base em um conjunto de experiências concretas empreendidas junto a uma Organização Não-Governamental denominada Give Love (www.givelove.org), entre os anos de 2016 e 2019, em contextos rurais e urbanos da Nicarágua, Uganda, Colômbia, Brasil, Quênia, Índia, Haiti e Tailândia propomos discutir e indicar ferramentas que integrem a Educação Ambiental a práticas de popularização de Tecnologia Social em Saneamento Sustentável. De modo a transformar observações, experiências, e práxis em dados que pudessem embasar uma estratégia de atuação para educadores ambientais em Saneamento Sustentável a metodologia empregada nesta pesquisa parte da sistematização de informações e observações relativas ao trabalho de implementação da Tecnologia Social em pauta em cada localidade, seguida pela elaboração de um quadro analítico para análise de fatores possibilitadores e limitantes relativos à sua implantação e um roteiro de entrevistas direcionado a 25 técnicos das ONGs associadas ao programa \"Going Global for Sustainable Sanitation\", coordenado por Give Love. Nesta perspectiva verificamos que o processo de implementação de Tecnologia Social em Saneamento Sustentável possui fatores limitantes que dificultam sua sustentação e continuidade, os quais podem ser contrapostos a começar por uma maior ênfase nos processos formativos - alinhados aos princípios da Educação Ambiental - em detrimento a uma prática pedagógica que prioriza a transferência (transmissão) de tecnologias. Tais fatores limitantes foram agrupados em cinco dimensões: Sociocultural; Política; Econômica; Tecnológica e Ambiental. A compreensão destes fatores limitantes - e possibilitadores também - orientou a elaboração dos contornos de uma estratégia de atuação para educadores ambientais em Saneamento Sustentável por nós denominado o \"Percurso Formativo em Educação Ambiental para o Saneamento Sustentável (PFEASS)\". Esperamos que esta proposta não se limite a uma representação de problemas, potencialidades e possibilidades, mas possa referenciar a implementação de novas experiências práticas em Saneamento Sustentável. Idealizados pelos próprios atores locais para que num passo seguinte, tais ações possam ser validadas pelo órgão sanitário responsável, se estabelecendo, assim, novas políticas públicas para uma melhor gestão da água e do saneamento.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalGestão ambientalTecnologia SocialSaneamento SustentávelMobilização Social