Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Tese - Ionara Cristina Albani

Educação Ambiental Crítica e Transformadora na formação de educadores dos Movimentos Sociais: contribuições da turma de Pedagogia do convênio UERGS - FETRAF-SUL/CUT, numa perspectiva freireana

Autor: Ionara Cristina Albani (Currículo Lattes)

Resumo

Esta tese apresenta uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, compreendendo nove meses de estágio de doutoramento realizado na Universidade Pablo de Olavide - UPO, na cidade de Sevilha, Espanha, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior, concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. A pesquisa busca compreender a importância da participação dos Movimentos Sociais na formação de educadores das Instituições de Ensino Superior, tendo como fenômeno estudado o convênio da turma de Pedagogia, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar - FETRAF- SUL/CUT. Buscou responder à seguinte pergunta investigativa: como a participação e o diálogo da FETRAF-SUL/CUT na/com a UERGS, que se materializou no convênio da turma de Pedagogia (2003-2007), potencializaram a formação de educadores na perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Transformadora? Para responder ao referido problema, apresenta, como objetivo geral, compreender como a participação e o diálogo dos Movimentos Sociais nas/com as Instituições de Ensino Superior podem potencializar a formação de educadores na perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Transformadora. A pesquisa é de cunho qualitativo e o método está embasado na Perspectiva Crítica. As ferramentas utilizadas para a produção das informações foram pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. As informações produzidas foram analisadas, a partir da Análise Textual Discursiva - ATD, que tem como pretensão aprofundar a compreensão acerca dos fenômenos investigados. Os resultados, discutidos por meio de quatro metatextos, permitiram concluir que, apesar das limitações e dos desafios apresentados, muitas são as potencialidades e possibilidades que evidenciam a presença da Educação Ambiental Crítica e Transformadora no processo formativo da turma de Pedagogia conveniada, que vão desde a referência a um processo de formação permeado pela práxis e constituído pela construção de conhecimentos, até a alusão de um processo de formação para a vida, alicerçado na transformação social. E, pela importância de estabelecer relação entre Movimentos Sociais e Instituições de Ensino Superior, compreende-se que, especialmente no cenário político atual, se faz necessário o fortalecimento, a luta e a priorização da educação como pauta dos Movimentos Sociais, pois se avalia que as possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental juntamente com o Estado estão sendo extintas. Além disso, constatou-se que a participação e o diálogo dos Movimentos Sociais nas/com as Instituições de Ensino Superior é um desafio tanto no Brasil quanto na Espanha e que, apesar dos avanços no decorrer dos anos, nos dois países, a perspectiva ideológica de governo interfere no debate e nas ações sobre o tema. Ademais, os resultados anunciam a tese de que: a participação e o diálogo dos Movimentos Sociais nas/com as Instituições de Ensino Superior potencializam a formação de educadores na perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Transformadora.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalFormação de educadoresMovimentos sociaisParticipação