Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Tese - Clara da Rosa Pereira

Mulheres com voz e vez: a educação ambiental crítica e transformadora no projeto de educação ambiental PEA FOCO

Autor: Clara da Rosa Pereira (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise da metodologia de desenvolvimento do Projeto de Educação Ambiental de Fortalecimento da Organização Comunitária - PEA FOCO, advindo do processo de licenciamento ambiental federal de petróleo e gás, na Bacia de Campos, conduzido pelo IBAMA, com mulheres da cadeia produtiva da pesca artesanal como sujeitas da ação educativa. Nessa perspectiva, procurou-se responder a questões, tais como: há possibilidade de realizar uma Educação Ambiental Crítica e Transformadora em Projetos de Educação Ambiental (PEAs) exigidos para o licenciamento de empresas de petróleo e gás? Esses projetos contribuem para o aumento da participação e da cidadania, bem como para a diminuição da vulnerabilidade socioambiental das comunidades impactadas pelos empreendimentos, como uma mitigação de impactos? Portanto, a tese foi a de que a execução dos PEAs é um caminho viável para a transformação social, compreendendo o entendimento sobre as definições, as diretrizes, a elaboração e a execução do mesmo, sendo possível desenvolver um processo de Educação Ambiental Crítica e Transformadora, fortalecendo e construindo a participação e a cidadania dos sujeitos em vulnerabilidade socioambiental. A partir de uma pesquisa-ação e da observação participante, conclui-se que a visão de mundo e o direcionamento pedagógico, pautado na teoria crítica da educação ambiental e no materialismo histórico-dialético, incorporando a subcategoria gênero, classe, vulnerabilidade social, econômica e ambiental, construiu assim um processo educativo com as sujeitas que se torna um caminho viável para a transformação social.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: EducaçãoEducação ambiental críticaMulheres na pescaLicenciamento ambientalProjeto de educação ambiental