Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Tese - Janaína Agostini Braido

A Educação Ambiental na constituição dos policiais federais para a (re)construção de suas relações socioambientais.

Autor: Janaína Agostini Braido (Currículo Lattes)

Resumo

A tese intitulada \"A Educação Ambiental na constituição dos policiais federais para a (re)construção de suas relações socioambientais\" constituiu-se a partir de uma pesquisa realizada no âmbito da segurança pública e da compreensão de que a adoção de políticas de segurança focadas na repressão e baseadas no medo, na imposição e na punição por si só considerada mostrou-se inócua para a mudança de aspectos da cultura policial considerados prejudiciais ao bem comum. Esse estudo partiu da questão de pesquisa sobre de que forma a ressignificação das virtudes éticas dos policiais federais, por meio de sua constituição em Educação Ambiental, poderá contribuir para a (re)construção das relações socioambientais da Polícia Federal. Discorre sobre o distanciamento existente entre os policiais federais e a sociedade, bem como sobre a necessidade de um olhar diferenciado sobre a conjuntura socioambiental, econômica e cultural que circunda as pessoas que percorrem, ou são percorridas, pelo caminho da ilegalidade, possibilitando outras formas de abordagem diante dos conflitos e oportunizando o rompimento do paradigma de ações unicamente repressoras e acríticas da realidade. Como objetivo geral, a pesquisa buscou compreender a importância da Educação Ambiental na constituição dos policiais federais brasileiros para a (re)construção das relações socioambientais da Polícia Federal, ressignificando suas virtudes éticas no enfrentamento da crise socioambiental contemporânea. Os objetivos específicos, por sua vez, foram compreender como a Educação Ambiental e as relações socioambientais da Polícia Federal se aproximam, compreender a formação das virtudes éticas dos policiais federais e analisar a atuação dos policiais federais no enfrentamento da crise socioambiental contemporânea. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com enfoque teórico-metodológico bibliográfico e documental e aplicação da técnica análise de conteúdo, bem como a realização de uma pesquisa de cunho instrumental, baseada no estudo de caso de um conflito socioambiental ocorrido no ano de 2012, na aldeia Indígena Teles Pires, localizada no município de Jacareacanga/PA, envolvendo policiais, indígenas, servidores da Fundação Nacional do Índio e garimpeiros de ouro. O corpus de pesquisa advindo de entrevistas e de oitivas realizadas na esfera policial foi analisado com base na metodologia Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que a cultura policial negativa e as desigualdades socioambientais historicamente edificadas são aspectos que provocam o distanciamento entre as instituições policiais e a sociedade, suscitando conflitos socioambientais junto aos grupos sociais mais vulneráveis. Verificou-se, outrossim, que a constituição dos policiais federais em Educação Ambiental tem a capacidade de formar e preparar profissionais de segurança aptos a atuar com uma compreensão consciente, crítica e problematizadora da crise socioambiental contemporânea, proporcionando o surgimento de uma dimensão ética comunitária na esfera de atuação da Polícia Federal, essencial para a (re)construção das relações socioambientais dos policiais federais. Concluiu-se que a inserção da Educação Ambiental não formal na atividade-fim dos policiais federais, especialmente quando da atuação junto a grupos socioais em situação de vulnerabilidade, tem o potencial de ensejar a ressignificação de suas virtudes éticas e oportunizar, consequentemente, o surgimento de um sujeito policial virtuoso.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambiental não formalPolícia federalVirtude