Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Tese - Thaís Gonçalves Saggiomo

A estética do feminino no licenciamento ambiental federal de petróleo e gás: as contribuições da educação ambiental crítica na gestão ambiental pública

Autor: Thaís Gonçalves Saggiomo (Currículo Lattes)

Resumo

A presente tese foi desenvolvida junto ao Projeto de Educação Ambiental Fortalecimento da Organização Comunitária, mulheres na cadeia produtiva da pesca artesanal (PEA FOCO), que é realizado em atendimento à condicionante da Licença Ambiental para produção de Petróleo e Gás LO nº 1016/2011, no Campo de Peregrino, Bacia de Campos (RJ). A área de abrangência do PEA são as comunidades de pesca artesanal situadas nos municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. O objetivo geral deste trabalho foi compreender quem são as sujeitas da ação educativa e quais são as contribuições da Educação Ambiental Crítica na práxis educativa dessas mulheres. De forma que pudéssemos investigar como este processo desenvolve-se na prática da educação na gestão pública, identificando, a partir de narrativas, como que as sujeitas representam o movimento de ensino/aprendizagem; destacando os símbolos e os significados do que potencializa a visibilidade dos corpos femininos por meio da participação e da superação das situações-limites como ato pedagógico, político, coletivo e solidário no contexto das comunidades pesqueiras. Metodologicamente situamos nosso horizonte na perspectiva materialista histórica e dialética e na prática da investigação qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de observações participantes, bem como por entrevistas reflexivas, que deram origem às narrativas das sujeitas da ação educativa do PEA FOCO. O estrato teórico que fundamenta a análise desta tese dialoga com autores como: Marx (2008); Gramsci (2007); Mészáros (2006); Szymanski (2004); Triviños (1987); Pino (2006); Anello (2009); Pereira (2006; 2011); Federici (2004); Saffioti (2013); Loureiro (2003; 2012; 2019); Freire (1987); Vygotsky (1989); Eagleton (1993); Quadros (2011). Como resultados, comprovou-se, a partir das narrativas das sujeitas da ação educativa, que na práxis do PEA a presença da estética feminina manifesta-se como estratégia de formação e transformação no cotidiano do território impactado pela produção do petróleo. Observamos, também, no conteúdo narrado, que o processo de ensino/aprendizagem atua em dimensões da vida material como experiências de autogestão na associação de mulheres e na prática das cozinhas pedagógicas, assim como a efetiva participação em conselhos, articulações entre PEAs e audiências públicas; e, no que tange a imateriais, aquelas acessadas pelas estratégias de mobilização comunitária; reuniões, cursos e oficinas sobre a condição de vulnerabilidade socioambiental das mulheres. Compreendemos, também, que a ação educativa baseada na Educação Ambiental Crítica é uma possibilidade no Licenciamento Ambiental de Petróleo e Gás, devido as diretrizes pedagógicas outorgadas pelo IBAMA, por meio da Nota Técnica CGPEG/DILIC/IBAMA 01/2010, as quais orientam metodologicamente o desenvolvimento dos Projetos de Educação Ambiental na gestão ambiental pública como uma medida de mitigação de impactos. Por fim, salientamos que a metodologia utilizada na produção desta pesquisa, resultou não só na criação de um instrumento de diálogo com as mulheres, baseado na produção de imagens sobre o cotidiano subjetivo/objetivo do PEA, bem também se apresentou como potente instrumento de percepção sobre a forma e o conteúdo da Educação Ambiental na perspectiva estética desenvolvida no processo educativo junto às mulheres, pescadoras, marisqueiras, artesãs, cozinheiras - no seio da cadeia produtiva da pesca. Nesse processo, conclui-se que a Educação Ambiental Crítica contribui para a visibilidade das mulheres sujeitas da ação educativa do projeto de Educação Ambiental no Licenciamento de Petróleo e Gás em três dimensões da práxis educativa: A primeira dimensão no ambiente da política pública favorecendo e ampliando a rede de atendimento às mulheres, a partir da participação dessas na construção e controle dos processos de gestão. A segunda, no exercício teórico metodológico promovendo a reflexão sobre linguagens, conteúdos e formas adequadas ao trabalho com este grupo, e a terceira na prática do trabalho, enquanto atividade humana e identitária, processo em que as sujeitas da ação educativa percebem-se enquanto sujeitas de sua história, desenvolvendo estratégias de superação das situações-limites, enquanto agentes de transformação socioambiental. Projeto de Educação Ambiental; Licenciamento Ambiental de Petróleo e Gás; Estética do feminino; Mulheres na Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal; (In)visibilidade socioambiental; Campos de Goytacazes/RJ

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambiental críticaLicenciamento ambientalMulheres(In)visibilidade socioambientalEstética femininaPesca artesanalGestão ambiental