Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Tese - Rodrigo Eder Zambam

Hermenêutica filosófica: a concepção de linguagem como contribuição aos fundamentos da educação ambiental

Autor: Rodrigo Eder Zambam (Currículo Lattes)

Resumo

A tese: "Hermenêutica Filosófica: a concepção de linguagem como contribuição aos fundamentos da Educação Ambiental" parte da necessidade de aprofundarmos e ampliarmos o papel da Educação Ambiental no debate e nos questionamentos de sua razão de ser, bem como, de sua importância na problematização do papel do ser humano como parte que constitui, pertence e degrada o planeta Terra. A partir disto, o problema de pesquisa é delimitado com a seguinte interrogação: como fundamentar a Educação Ambiental a partir do conceito de linguagem presente na hermenêutica filosófica de Gadamer? Na busca de respostas a esta interrogação, adotamos a metodologia hermenêutica através da revisão bibliográfica e trilhamos nosso "caminho" de pesquisa a partir da pergunta e do diálogo hermenêutico como meio significativo para a compreensão dos problemas socioambientais. Para alcançarmos tal objetivo, analisamos os principais conceitos presentes na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e as críticas que este autor faz à filosofia moderna e à metodologia científica como caminho na busca pela verdade. O estudo sinaliza que, a postura antropocêntrica adotada pela metafísica clássica e a concepção moderna de ciência, concederam ao ser humano o estatuto de senhor da Razão e Sujeito da Natureza vendo-a como potencial de exploração e de evolução econômica. A experiência compreendida pela Ciência moderna radicaliza a necessidade do conhecimento objetivo como base para a verdade levando ao extremo o que é denominado como a "tirania do olhar". Contrapondo esta postura, apresentamos e justificamos a necessidade de debatermos o ser humano a partir do horizonte ontológico do sujeito hermenêutico que compreende e interpreta a partir de sua condição de ser-e-estar-no-mundo. A nossa tese se debruça sobre a hipótese de que é possível fundamentar a Educação Ambiental, a partir da compreensão do conceito de linguagem (logos) como manifestação do mundo de sentido, como modo de ser da humanidade, compreendendo-a como síntese dos horizontes de sentido e dando-nos a possibilidade de pensar na complexa existência humana e sua relação com os problemas socioambientais proporcionando a reflexão e a proposição de uma ética do cuidado como condição indispensável para a preservação das diversas formas de vida em nosso planeta. Assim, propusemos que o diálogo hermenêutico é necessário para que a verdadeira experiência universal do ser humano como ser vivo dotado de linguagem tenha a capacidade de julgar o que é justo e injusto, útil e prejudicial, valorizando e respeitando os saberes e restaurando a condição existencial do sujeito hermenêutico.

TEXTO TOTAL

Palavras-chave: Educação ambientalHermenêuticaLinguagemOntologia ambiental