Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Dissertação - Horacio Rodrigo Souza Rodrigues

OS RIOS DA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL: CONFLITOS E DISCURSOS COMO CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autor: Horacio Rodrigo Souza Rodrigues (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa de fundamentos da Educação Ambiental, partindo do pressuposto de que esta deve ser pensada a partir dos grupos que sofrem injustiça ambiental, ou seja, uma Educação Ambiental para Justiça Ambiental. Para tanto, é considerado que vigora em nossa sociedade a imposição da ideologia neoliberal, que, para além do acirramento das desigualdades e injustiças, baseia-se na construção de sujeitos orientados a esta lógica (competitiva, meritocrática, desumana). Em contrapartida, é utilizado, como oposição a essa ideologia, o pensamento socialista-libertário, que pressupõem relações de solidariedade, apoio mútuo e autogestão. O objetivo da pesquisa é evidenciar, nos discursos de grupos demandantes em conflitos socioambientais, a construção de relações que antagonizam com a lógica neoliberal e afirmam os ideais libertários, pois, como hipótese, afirmo que, na luta contra as injustiças socioambientais, em situações de conflito, os grupos constroem entre os sujeitos relações necessárias não só à luta, mas também a um outro mundo possível, justo e igualitário. Para proceder à pesquisa, foi inicialmente realizado o mapeamento dos conflitos socioambientais e problemas ambientais da Região da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul, visando um entendimento do contexto regional e identificação dos grupos, através do Jornal Noroeste, nos anos de 2014 a 2017. Os grupos identificados foram os atingidos por enchentes urbanas dos Rios Pessegueiro e Pessegueirinho, na cidade de Santa Rosa/RS, e o movimento de luta contra a instalação do complexo de Barragens Garabi/Panambi, no Rio Uruguai. Posteriormente, foi realizada a análise do discurso dos grupos identificados. Como resultado, evidencia-se que estão presentes, nos processos de mobilização e nas vivências destes grupos, a aprendizagem de outras formas de relação, baseadas na(nas) utopia(s) destes, constituindo sujeitos capazes de construir outras relações, necessárias à transformação da sociedade e à superação da crise socioambiental. Por fim, argumenta-se que o resgate das utopias, enquanto fundamental à construção de uma sociedade mais justa (social e ambientalmente), deve ser incorporada como fundamento à Educação Ambiental.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Conflitos socioambientaisEducação ambientalEnchentes UrbanasBarragem Garabi/PanambiFronteira Noroeste - RS