Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Dissertação - William Leonardo Gomez Lotero

(Des) Conexões da política científica e tecnológica na educação ambiental: um estudo da interfaz Colômbia Brasil

Autor: William Leonardo Gomez Lotero (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação é uma pesquisa realizada no âmbito da linha de Fundamentos da Educação Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com o objetivo de compreender a contribuição da Educação Ambiental nas Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação entre a Colômbia e o Brasil. As questões tecnológicas e científicas estão imbricadas com a questão ambiental no desenvolvimento de objetos, artefatos, sistemas e redes que transformam os processos sociais de criação, pesquisa, comunicação e conhecimento. Portanto, surge um pensamento estruturante para questionar e problematizar o tipo de desenvolvimento e ação política que os governos latino-americanos adotam para os processos de transformação social. Três objetivos específicos foram perseguidos: (1) descrever as Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação na Colômbia e no Brasil a partir da discussão de interesses sociais, ambientais e tecnológicos; (2) correlacionar as estratégias e planos nacionais de apropriação social e popularização do conhecimento com uma compreensão crítica da Educação Ambiental; e (3) caracterizar as convergências dos espaços possibilitados pela ciência e tecnologia e sua manifestação política para a prática de uma Educação Ambiental Crítica. Como questão orientadora da pesquisa, foi desenvolvida a seguinte pergunta: A partir das Políticas de CTI, quais são as contribuições e aprendizagens entre a Colômbia e o Brasil para compreender os postulados de uma Educação Ambiental Crítica que problematiza as questões socioambientais e tecnológicas? A metodologia qualitativa adotada foi a pesquisa bibliográfica e normativa, com uma técnica de análise documental. A análise de conteúdo foi utilizada para analisar políticas públicas, leis, decretos, resoluções, regulamentos, planos de ação, estratégias e programas nacionais. Os resultados apontam para a identificação de um entendimento sociológico, histórico e político que questiona como as relações de poder, de intervenção, de produção de conhecimento e de discussão entre ciência e democracia propõem caminhos e novos significados para as questões ambientais por meio de um espaço educacional que traz a dimensão crítica da tecnologia. Seis espaços possibilitados pela política científica e tecnológica foram encontrados nos quais a educação ambiental contribui com o diálogo a partir de suas diferentes perspectivas: conservacionista, pragmática e crítica.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalPolítica científicaPolítica tecnológicaPolíticas públicas