Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Dissertação - Gabrielle Lopes das Neves

Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha.

Autor: Gabrielle Lopes das Neves (Currículo Lattes)

Resumo

A proposta investigativa surge enquanto projeto de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Inquietações sobre a formação de professores e sobre as Escolas do Campo na Ilha dos Marinheiros no município de Rio Grande/RS mobilizaram o seguinte objetivo: compreender como uma Escola do Campo na Ilha dos Marinheiros, a partir das categorias da Educação Ambiental: pertencimento, participação e lugar, constitui-se enquanto espaço formativo através dos olhares das crianças e dos(as) professores(as). Este estudo corresponde à necessidade de ampliar e qualificar o diálogo e a reflexão sobre territórios invisibilizados pelas produções teóricas, tendo como foco a perspectiva das crianças no lugar. Ao encontro dos resultados, deparamo-nos com uma escola que, através das práticas, das ações e dos projetos, mobiliza a integralização da Educação Ambiental no cotidiano escolar, garantindo a participação e o pertencimento das crianças e das famílias ao lugar. A pesquisa foi realizada em uma escola na Ilha dos Marinheiros, contemplando o período de março a novembro de 2019, a permanência na escola teve embasamento teórico metodológico na Inserção Ecológica. Os registros desta inserção foram feitos em Diário de Campo e gravação de áudio. Participaram da pesquisa 01 professora da escola e quinze crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O diálogo com a docente mobilizou novas impressões sobre a Educação Ambiental e a Escola do Campo, os resultados encontrados apontam para participação da instituição em projetos de Educação Ambiental na escola e em outros contextos, já a pesquisa com as crianças reúne narrativas sobre o ser estar das crianças na Ilha dos Marinheiros - Rio Grande/RS. As categorias que emergiram na pesquisa com crianças apontam para duas categorias: Lugar: Ilha na perspectiva das crianças e as Culturas Infantis das Infâncias de Ilha, e as conclusões nos mostram a necessidade de ampliar conceitos já estabelecidos, dando espaço para o surgimento de novas significações à escola e às Infâncias. Nesse sentido, Escola de Ilha e Infâncias de Ilha surgem enquanto possibilidades criadoras e transformadoras do espaço-tempo da Ilha dos Marinheiros.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação do campoLugarInfânciaEducação ambientalIlha dos Marinheiros (RS)