Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Dissertação - Yeissy Graciela Sarmiento Guevara

El hilo de Ariadna: Por una Educación Ambiental con perspectiva de Género que visibilice a la juventud de las comunidades rurales, La Primavera y El Líbano en el noreste de Perú

Autor: Yeissy Graciela Sarmiento Guevara (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação intitulada "O fio de Ariadna: Por uma educação ambiental com uma perspectiva de gênero que torne visíveis os jovens das comunidades rurais La Primavera e El Líbano no nordeste do Peru". Esta pesquisa foi desenvolvida a partir dos preceitos da Educação Ambiental Crítica como vertente promotora do combate às desigualdades sociais, por isso buscou investigar como, a partir das percepções que os jovens têm sobre as relações de gênero de ambos. comunidades, o caminho para uma Educação Ambiental com perspectiva de gênero pode ser traçado. Saber que no mundo rural as desigualdades de gênero prevalecem nos diferentes cenários do desenvolvimento humano e onde a juventude é vista como um palco de dificuldades, aprendizagem e construção identitária na transição para a vida adulta, mas diferenciando o feminino e o masculino na relação estabelecida com o meio ambiente e no acesso aos benefícios que ele proporciona, aspecto ignorado por organizações e instituições que realizam projetos de desenvolvimento rural e educação ambiental. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se a abordagem qualitativa, metodologia de pesquisa teórica e empírica, com a técnica de entrevistas semiestruturadas realizadas com 16 jovens de ambos os sexos entre 15 e 29 anos e outras 9 com professores e adultos das duas comunidades, este Foi complementado com a técnica de observação participante e diário de campo. Para analisar os dados obtidos, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que são as jovens que mais percebem as desigualdades e estão mais dispostas a falar sobre elas e buscar capacitação para combatê-las. Também mostram que o acesso a determinados recursos é mais restrito para as jovens mães solteiras, excluídas da família e da comunidade. Da mesma forma, destaca-se a ausência de espaços que promovam e demonstrem mulheres com vocação para a liderança em suas comunidades. Concluindo, a perspectiva de gênero na Educação Ambiental possibilitaria aumentar a consciência sobre as desigualdades entre os jovens dentro e fora das comunidades rurais.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambiental não formalPerspectiva de géneroJuventude rural