Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Tese - Priscila Wally Virissimo Chagas

Educação ambiental escolar inclusiva como processo da bioecologia do desenvolvimento humano

Autor: Priscila Wally Virissimo Chagas (Currículo Lattes)

Resumo

A presente tese faz a interlocução com a Educação Inclusiva dentro do campo da Educação Ambiental, buscando, através de uma perspectiva de pensamento sistêmico, estabelecer um elo entre os fenômenos e constituir a Educação Ambiental Escolar Inclusiva como uma possibilidade de enxergar a inclusão escolar como um processo ambiental para além da escola, que compreende o desenvolvimento inclusivo como uma dimensão ecológica complexa que agrega os diferentes contextos de inserção da criança com deficiência. Desta forma, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG, foi desenvolvido o trabalho denominado Educação Ambiental Escolar Inclusiva como Processo da Bioecologia do Desenvolvimento Humano, que teve como problema de pesquisa: Os contextos educativos microssistêmicos pelos quais a criança com deficiência circula dentro da escola, atuam como fator determinante para que a inclusão se constitua em um Processo Bioecológico do Desenvolvimento Humano? E, como tese, confirmar que a inclusão é um Processo Bioecológico que se dá, enquanto desenvolvimento dos sujeitos, ao longo de todo o curso de sua vida, dentro e fora da escola, ainda, havendo o desdobramento investigativo de analisar que os contextos microssistêmicos da criança são determinantes para o seu desenvolvimento inclusivo. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ernesto Buchholz - Rio Grande/RS, com três crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA ainda, seus familiares e educadores. Através da Inserção Ecológica e Entrevista Reflexiva, buscamos apresentar a história inclusiva destas crianças, bem como, o ponto de vista dos educadores, o que foi desdobrado nos seguintes eixos de análise: Educadores Inclusivos: Quem são e qual a sua Importância na Consolidação da Inclusão?; Ambientes Ecológicos de Inclusão como Promotores de Desenvolvimento; Uma Análise Bioecológica Sobre o Autismo e suas Interfaces com a Educação Ambiental Escolar Inclusiva. Quanto aos educadores inclusivos, emerge o destaque ao que pensam e como estabelecem papéis na inclusão, aqui, contemplando as mães, as professoras da sala de aula e da sala de recursos, demonstrando que o pensamento inclusivo está interligado. No que tange aos ambientes ecológicos inclusivos, podemos perceber o quanto a escola se reformula para melhor atender as demandas, há aqui, um movimento de reconstrução a partir das necessidades dos estudantes, bem como, os ambientes também emergem como promotores do desenvolvimento. Já ao analisar o autismo e suas interfaces com as teorias estudadas, podemos perceber o quanto desponta a necessidade de um olhar sistêmico para o TEA e suas especificidades, olhar este que, contempla a Educação Ambiental Escolar Inclusiva e a Bioecologia do Desenvolvimento Humano, no qual, compreende estas crianças como pertencentes aos ambientes. Teoricamente, nossos estudos foram subsidiados, principalmente, pela Bioecologia do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (1917-2005) a qual se subdivide em quatro categorias que, nesta tese, apresentam-se assim: Pessoas - Crianças/Educadores; Processo - Inclusão; Contextos - Escola/Sala de Recursos/Contextos Microssistêmicos; Tempo - tempo histórico-evolutivo da história inclusiva das crianças; Processo - a inclusão propriamente dita. Através da Teoria Fundamentada nos Dados - TFD, procedemos as análises da coleta da empiria que nos levou ao entendimento de que o desenvolvimento inclusivo é composto por um todo biopsicossocial que é atravessado por diversos microssistemas, nos quais a criança com deficiência está incluída, bem como, a atuação de todos os educadores que a cercam e os Processos Proximais estabelecidos com os pares, fazendo com que a inclusão se constitua em um Processo Bioecológico do Desenvolvimento Humano.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalInclusãoAutismoBioecologia do desenvolvimento humano