Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Dissertação - Fernanda Zamberlam

Educação ambiental no licenciamento ambiental em empresas do ramo logístico do Distrito Industrial de Rio Grande/RS

Autor: Fernanda Zamberlam (Currículo Lattes)

Resumo

A presente dissertação busca investigar a presença de atividades de Educação Ambiental (EA) ligadas aos processos de licenciamento ambiental nas empresas do ramo logístico situadas na Rua Professor Guillermo Enrique Dawson no Distrito Industrial de Rio Grande/RS. O trabalho foi elaborado com base na Educação Ambiental Crítica tendo como aporte metodológico o estudo de caso qualitativo com a técnica de análise documental. Foram pesquisados os processos de licenciamento ambiental instaurados junto aos órgãos ambientais municipal e estadual com o intuito de identificar e avaliar as atividades e Programas de Educação Ambiental (PEAs). A partir das informações e das análises obtidas, os resultados indicaram que a presença de condicionantes relacionadas a PEAs nas licenças ambientais é ocasional. Sem a obrigatoriedade, a evidenciação de atividades de cunho educacional relacionado com as questões ambientais também é, do mesmo modo, eventual, sem ocasionar prejuízos aos empreendimentos, mesmo caracterizando um descumprimento de requisito legal. Conforme poderá ser entendido mediante a leitura deste documento, o estreitamento das atividades de EA investigadas com a Educação Ambiental crítica, não é observada, no entanto são percebidos traços ultrapassados de EA através do conservadorismo e do pragmatismo. A estruturação da análise DAFO (Debilidades, Ameaças, Forças e Oportunidades) consentiu a postulação de fatores positivos e negativos, interna e externamente relacionados com a Educação Ambiental no contexto da pesquisa, na direção de reconhecer os avanços já obtidos com o processo e de apontar as necessárias mudanças paradigmáticas para propiciar uma verdadeira Educação Ambiental crítica no escopo da pesquisa.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalLicenciamento ambientalRamo LogísticoCondicionantes Ambientais