Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Dissertação - Josineide Ribeiro da Silva

Educação Estético - Ambiental: A Literatura de Cordel como Prática Docente no Curso PROCORDEL

Autor: Josineide Ribeiro da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho está de acordo com a linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) - EAEFE, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, e tem como objetivo geral compreender se a Literatura de Cordel, em uma perspectiva da Educação Estético-Ambiental, pode auxiliar nas práticas pedagógicas dos professores, como uma linguagem possível para uma educação transformadora. Busco defender a seguinte tese: de que maneira a Literatura de Cordel pode vir a ser uma linguagem que auxilie na prática docente dos professores na perspectiva da Educação Estético-Ambiental, tendo como objetivos específicos: Apresentar a Literatura de Cordel para os(as) professores(as) e futuros(as) pedagogos(as), por meio de oficinas, abordando a teoria e a prática; Empregar a Literatura de Cordel como uma possibilidade para debater temas relacionados à Educação Estético-Ambiental; Identificar se os professores se sentem à vontade para trabalhar com a Literatura de Cordel e o Estético-Ambiental em suas salas de aula; Analisar e refletir a Educação Estético-Ambiental nas práticas docentes, potencializadas pela Literatura de Cordel, com o intuito de averiguar a importância da formação de professores proposta pelo Curso de Extensão PROCORDEL. Os sujeitos desta pesquisa foram sete, entre professores(as) da rede básica de educação e futuros(as) pedagogos(as), salientando que, apesar de todos os sujeitos manifestarem interesse em trabalhar com o Cordel em sala de aula, para esta pesquisa, apenas três dos participantes foram analisados na segunda fase da pesquisa, pois foram os mesmos que tiveram a oportunidade de trabalhar com o gênero literário em sua prática docente. Esta pesquisa é qualitativa, numa perspectiva crítica transformadora. É uma pesquisa de intervenção pedagógica. O método de coleta de dados possuiu um conjunto de instrumentos composto por abordagem teórico-metodológica acerca da Literatura de Cordel e do Estético-Ambiental, em oficina, portfólio e entrevista. Na primeira fase, foi abordada a teoria sobre Cordel e a Educação Estético-Ambiental e foram realizadas oficinas acerca da Literatura de Cordel, em que cada participante narrava no portfólio as impressões que teve após cada etapa da formação. A segunda diz respeito às entrevistas com os três participantes que aplicaram os conhecimentos adquiridos na formação em Cordel em sua prática docente. Na análise de conteúdo dos dados, baseada em Bardin (2000) e Franco (2007), emergiram duas categorias de análise. A primeira categoria que surgiu foi: As possibilidades de trabalhar com a Literatura de Cordel e o Estético-Ambiental em sala de aula; e a segunda foi: Educação Estético-Ambiental: por uma pedagogia de Cordel. Os resultados evidenciam que todo conhecimento que foi oportunizado aos participantes, por meio da formação de Cordel transformou-se em experiência, fazendo com que cada participante, através do trabalho coletivo, da sensibilização acerca das histórias narradas nos cordéis, do diálogo quando eles discutiam os pontos da construção do Cordel coletivo, na realização da xilogravura, na construção dos folhetos de Cordel e do Sarau, agregassem saberes diversos em suas maneiras de ser e existir no mundo, como seres humanos e como profissionais. As experiências com o Cordel na prática docente oportunizaram mudanças significativas no fazer docente de cada um dos participantes, na sua relação educador e educando, nas suas relações consigo, com o outro, com o meio, com o mundo.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação estético-ambientalLiteratura de cordelPrática docenteFormação de professores