Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Dissertação - Rossandra Rodrigues Votto Feijó

Mídias cinemáticas e educação ambiental : possibilidades na formação de professores

Autor: Rossandra Rodrigues Votto Feijó (Currículo Lattes)

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em nível de mestrado, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores. Teve-se como questão de pesquisa: como transversalizar a Educação Ambiental no currículo da área do conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio (EM), da Educação Básica, a partir do uso das mídias cinemáticas? O estudo se constituiu numa pesquisa-formação realizada durante a execução de um Projeto de Extensão intitulado "Mídias Cinemáticas e Educação Ambiental: possibilidades na formação de professores". Esse foi elaborado com o objetivo de promover a formação continuada de professores, no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEG/FURG). O referido Projeto de Extensão foi ofertado para professores da Educação Básica, que atuam nas áreas do conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), Ciências Humanas do Ensino Fundamental (EF) e Linguagens e suas Tecnologias (EF e EM). Apresenta-se os aportes teóricos sobre Educação Ambiental, Mídias Cinemáticas e Formação de Professores. É uma pesquisa de cunho qualitativo e tem como objetivos: perceber como os professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), da Educação Básica, trabalham com a Educação Ambiental no currículo; compreender como a Educação Ambiental pode transversalizar o currículo da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), da Educação Básica; entender como o uso das mídias cinemáticas, em sala de aula, pode contribuir para transversalizar a Educação Ambiental no currículo. A pesquisa se fundamentou na Educação Ambiental, no uso das mídias cinemáticas e na formação de professores. As informações da pesquisa foram produzidas a partir do Projeto de Extensão e de entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 2013). Utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016) para a interpretação dos dados produzidos, a partir das entrevistas semiestruturadas. Dessas compreensões, emergiram as seguintes categorias finais: "As mídias cinemáticas e a práxis do professor na Educação Básica" e "As mídias cinemáticas como possibilidade para transversalizar a Educação Ambiental na Educação Básica". A partir da ATD, evidenciaram-se elementos a serem considerados para transversalizar a Educação Ambiental, através do uso das mídias cinemáticas, problematizando a importância da formação continuada na práxis do professor, ou seja, na ação-reflexão. A formação continuada proporcionou uma ação transformadora ao fazer docente, a partir da utilização das mídias cinemáticas, pois essas contribuem para a reflexão sobre os temas abordados em sala de aula e os temas atuais que permeiam a Educação Ambiental. Dessa forma, consideramos a formação continuada como um elemento basilar para significar as possibilidades de como transversalizar a Educação Ambiental no currículo da área do conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), Ciências Humanas (EF) e Linguagens e suas Tecnologias (EF e EM), da Educação Básica, a partir do uso das mídias cinemáticas.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação básicaEducação ambientalFormação de educadoresMídias cinemáticasTransversalidade