Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Tese - Isabel Ribeiro Marques

O discurso esverdeante como valor de verdade no campo da educação ambiental

Autor: Isabel Ribeiro Marques (Currículo Lattes)

Resumo

As discussões atreladas à temática ambiental nunca foram tão presentes como na contemporaneidade. Os discursos entrelaçados á essas questões atravessam diferentes espaços e, muitos desses utilizam o verde como subterfúgio para incentivo ao consumo de determinados produtos e/ou serviços. Presencia-se uma massiva e permanente proliferação discursiva que ensina sobre a crise do planeta, mas ao mesmo tempo, estimula o consumo. Com esses atravessamentos, a presente tese, provindo do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental, na Universidade Federal do Rio Grande, na linha de pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental, a presente tese tem como cerne a formulação do conceito denominado como Discurso Esverdeante. O problema de pesquisa pairou em analisar como a educação ambiental se fabrica através de um Discurso Esverdeante que circula em nossa atualidade. Os contornos metodológicos se deram através de um portfólio de imagens coletadas em diferentes mídias, junto ao Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF), no período de setembro de 2016 até setembro de 2019. Através dessa composição de imagens que se espalharam e com o aporte teórico de autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, a escrita buscou fôlego para sustentar e questionar em relação ao que vem sendo ensinado nas massas midiáticas brasileiras. Tais ensinamentos afetam diferentes processos de subjetivação que produzem os sujeitos desse tempo, marcados pela proliferação de Discurso Esverdeante. Esta tese defende a presença de tais discursos e sua produtividade na constituição da Educação Ambiental. Para defesa desse estudo analisou-se duas vertentes basilares a Sustentabilidade e a Ecopolítica, engendradas por uma subjetividade antropocêntrica. A sustentabilidade sendo um conceito muito emblemático na seara ambiental, muitas vezes utilizada indistintamente em diferentes contextos e a ecopolítica, onde além das questões atreladas às políticas da vida, presencia-se uma política concernente às maneiras de se lidar com o planeta. Questiona-se: é possível resistir ao que está dado? Quanto do que se considera ser opinião própria não são verdades dadas, assumidas e que são reproduzidas corriqueiramente? Acompanha-se dos estudos da filosofia da diferença para potencializar o campo da Educação Ambiental e provocar as mais sólidas verdades contemporâneas nessa seara.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalVerdadeSustentabilidadeEcopolíticaFoucault, Michel, 1926-1984