Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Tese - Jorge Luiz Oleinik Nunes

O ensino da Engenharia Civil na perspectiva dialética da Educação Ambiental: proposta de emancipação crítica dos sentidos humanos na prática do engenheirar

Autor: Jorge Luiz Oleinik Nunes (Currículo Lattes)

Resumo

A formação de Engenheiros Civis pela Universidade Federal do Rio Grande FURG, no período de 2012 a 2017, constituiu-se o fenômeno material social concreto sensível deste estudo doutoral. O objetivo principal, trabalhado na pesquisa, centralizou-se na identificação, análise e interpretação das condições de trabalho desses egressos que atuam na construção civil, salientando, a partir de suas práticas, as contradições existentes no currículo desenvolvido no processo de sua formação e as exigências do mercado de trabalho para esse profissional. Buscou também compreender as dificuldades que uma grande parte desses egressos tem enfrentado ao iniciar sua vida profissional, em função de carências que a Matriz Curricular formadora apresenta frente ao avanço tecnológico da realidade vigente. Neste estudo, as informações coletadas e interpretadas sobre o fazer profissional dos egressos foram efetuadas com o auxílio das redes sociais, contatos pessoais e do banco de dados da própria Universidade, abrangendo o todo dos egressos desse período. O aporte teórico metodológico da pesquisa foi o Materialismo Histórico e Dialético com a categorização apoiada na concepção de Laurence Bardin, realizada pela Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos no estudo constaram a contradição existente entre o Teórico desenvolvido como conteúdo técnico do ensino da Engenharia Civil e a Prática oferecida como exercício de ação enquanto reflexo da aprendizagem desta fundamentação teórica, ambas apartadas da Educação Ambiental, logo, ausente neste currículo. Pelo todo interpretado das falas dos egressos, ratificamos nossa tese constitui-se como eixo de cognição pedagógica em todos os componentes curriculares da formação deste profissional, criarão as condições necessárias para uma sólida formação do Engenheiro Civil, onde a Educação Ambiental enriquecerá o Currículo de modo a produzir, engenheirar o e emancipador dos sentidos humanos do Engenheiro Civil. A crítica feita pelo Materialismo Histórico Dialético levou-nos a entender a dificuldade de haver passos substanciais sob a lógica do capital para resolução popular de problemas sociais, onde a vigência é a maximização de lucros, a concorrência e a propriedade privada. Na Engenharia Civil as formas de produção capitalista são incompatíveis com uma utilização racional de recursos. A Educação Ambiental como um conjunto de práticas pedagógicas e sociais de conteúdo técnico, político e científico que no âmbito das práticas de atenção à saúde da natureza, do homem e da sociedade, precisa ser vivenciada e compartilhada por gestores, professores, técnicos, trabalhadores e setores organizados da população, entre eles a organização de parte dessa população que se dirige a ser engenheiros civis.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: CurrículoEducação ambientalEngenharia civilFormação política