Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Dissertação - Pâmela Saraiva Miranda

O olhar sobre a temporalidade na educação infantil pela perspectiva da educação ambiental sistêmica: a criança como ser integral

Autor: Pâmela Saraiva Miranda (Currículo Lattes)

Resumo

A dissertação está ancorada na linha de Ensino e Formação de Educadores Ambientais do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande PPGEA/FURG. A investigação teve como objetivo geral compreender a dimensão temporal das crianças nas escolas de Educação Infantil de tempo integral enquanto um processo de Educação Ambiental, identificando as suas repercussões no microtempo das infâncias e nas práticas pedagógicas dos educadores. Ancoramos a pesquisa tendo como base teórica o cronossistema contido na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, bem como os conceitos Chronos e Kairós através da compreensão da Ecologia do Corpo. A metodologia adotada foi a Inserção Ecológica, com as seguintes estratégias: observação naturalística, diário de campo, registro fotográfico das rotinas, rodas de conversa com as crianças, entrevistas semiestruturadas com a supervisora e as professoras de uma escola de Educação Infantil em Tempo Integral. Para a análise dos dados utilizamos a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), zelando pelos processos e as etapas de realização desta pesquisa. Com a análise dos dados percebemos que, os encontros e os desencontros entre o tempo da escola e os tempos das infâncias nesse contexto a partir do olhar das educadoras e das crianças para as práticas pedagógicas que são propostas na Escola de Educação Infantil de tempo integral. Emergiram três eixos norteadores como categorias: tempo da escola; tempo da criança e tempo das educadoras das infâncias; e as subcategorias: fragmentação do(s) espaço(s) e tempo(s); práticas rotineiras; ser criança integral; educação integral; educadoras ambientais das infâncias e as práticas educativas ambientais. Os resultados apontam que as crianças compreendem a temporalidade da Escola de Educação Infantil de tempo integral, anunciando uma dimensão temporal cronológica e sequencial, que pode ser representada pelo relógio e pelas ações desenvolvidas nas rotinas, bem como, as crianças evidenciam um tempo subjetivo ao (re)elaborar novas formas de significação a partir das expressões, como: pouco ou muito tempo. As temporalidades têm repercussões no microtempo das infâncias, estas possibilitam ou negam o encontro com o(s) outro(s) para a interação, a socialização e a produção cultural do brincar, bem como incidem nas práticas pedagógicas dos educadores. Os processos trilhados na investigação possibilitaram compreender a criança como ser integral na Educação Ambiental Sistêmica, bem como, promoveu o desvelar de ser e estar sendo educadora ambiental das infâncias. Por fim, destacamos a importância deste estudo para as interfaces entre o campo da Educação Infantil e da Educação Ambiental, em que se evidencia a necessária coerência entre as práticas pedagógicas desenvolvidas no e com o cotidiano com as crianças enquanto sujeitos integrais e as práticas educativas ambientais. As contribuições convergem para o comprometimento com os princípios da Educação Ambiental em uma perspectiva sistêmica e para a formação continuada de educadores ambientais das infâncias.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação infantilEducação ambientalTeoria sistêmicaTempo integralInfância