Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Dissertação - Zaionara Goreti Rodrigues de Lima

A educação ambiental crítica e a justiça autocompositiva: um estudo de caso do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Rio Grande/RS

Autor: Zaionara Goreti Rodrigues de Lima (Currículo Lattes)

Resumo

Essa dissertação Intitulada "A Educação Ambiental Crítica e a Justiça Autocompositiva: um estudo de caso do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Rio Grande/RS", apresenta relevância no sentido de propor a necessária superação da visão epistemológica fragmentada da sociedade e dos problemas socioambientais, e busca, na interação entre a Educação Ambiental e o Direito, formas de promover coletivamente a construção de uma sociedade mais sustentável. Por isso o problema de pesquisa elaborado é: de que forma a Educação Ambiental Crítica pode estimular espaços de diálogo na Justiça Autocompositiva desenvolvida no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do município do Rio Grande/RS? Assim o objetivo principal é investigar como a Educação Ambiental Crítica pode estimular espaços de diálogo na Justiça Autocompositiva desenvolvida no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do município do Rio Grande/RS, e os objetivos específicos são: compreender como uma perspectiva educacional crítica da Educação Ambiental pode auxiliar no processo dialógico e reflexivo da sociedade, a partir dos princípios da complexidade ambiental, da cidadania, da ética, da sustentabilidade socioambiental e do diálogo; analisar a Justiça Autocompositiva e sua interface com a Educação Ambiental Crítica; e descrever e compreender como se desenvolvem as práxis socioambientais do CEJUSC no município do Rio Grande/RS. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa consubstanciada na pesquisa de estudo de caso e como técnica de análise de dados, a análise de conteúdo. Nesse sentido os principais resultados obtidos são os seguintes: é preciso que o conflito seja percebido dentro de uma vertente crítica da Educação Ambiental para que ele deixe de ser problema e torne-se possibilidade de transformação, para isto é necessário que seja oportunizado aos colaboradores da Justiça Autocompositiva - mediadores, facilitadores, conciliadores, juízes e servidores do judiciário - cursos de formação/aperfeiçoamento no qual os fundamentos críticos da Educação Ambiental estejam presentes a fim de instigar uma mudança na práxis desses colaboradores, bem como da própria sociedade, que participa das sessões autocompositivas e dos projetos de extensão do CEJUSC/RG, a fim de estimular no grupo o sentimento de coletividade, de participação e de pertencimento, numa busca por desenvolver uma cultura autocompositiva que incentive a sociedade a resolver seus conflitos a partir da pacificação socioambiental e não mais do litígio. Desse modo, há um fortalecimento das relações que ligam o Estado/Poder Judiciário e a sociedade, para que juntos, possam buscar formas mais equânimes, responsáveis de resolver os conflitos socioambientais.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Centro Judiciário de Solução de Conflitos e CidadaniaEducação ambiental não formalJustiça autocompositiva